Viva Ciência - A importância das plantas


Fonte: https://www.freepik.com/premium-photo/saplings_2111257.htm

Olá,


Nosso post hoje é para falarmos um pouco de Ciências e o conteúdo escolhido é Botânicas, ou seja vamos falar das plantas.


Este é um tema em que muitos alunos tem aversão e ou bastante desinteresse.


Isso acontece por que ele não compreendem a importância das plantas nas suas vidas. Este é um fenômenos que conhecemos no mundo da educação como cegueira botânica.


Ou seja, os alunos não conseguem compreender a real importância que as plantas trazem para suas vidas.


Um dos motivos pelos quais os alunos não se interessam é devido as plantas não "interagirem", diferentemente dos animais por exemplo. Fato que torna assim, os animais muito mais atraentes.


Mas, é preciso saber que nem os animais e nem nós estaríamos vivos se as plantas não estivesse coexistindo conosco.


Pois é, isso mesmo!


Nós dependemos de um processo muito importante que as plantas realizam....a fotossíntese.


A Fotossíntese é um processo físico-químico, realizado pelas plantas que utilizam dióxido de carbono (CO2) e água, para obter glicose através da energia da luz e neste processo elas produzem o Oxigênio (O2). Sim, o Oxigênio que respiramos. Ou seja, o ar que você respira vem das plantas que muitas as vezes desprezamos.


Também trouxemos alguns vídeos para tentar exemplificar melhor:










Além da fotossíntese as plantas estão presentes em inúmeras coisas na nossa vida... Isso mesmo.


A cadeira que você senta, quase sempre é de madeira, os móveis da sua casa, o lápis que você escreve....todos são feitos de madeira que vem das árvores e são plantas.


O alface e a tomate que você come na salada....todos são vegetais, ou seja plantas também.

E mesmo que você não goste de comer verduras haverá plantas na sua alimentação. Por exemplo, o arroz e o feijão que você come no seu almoço, todos são plantas também.

E mesmo que seu não curta tanto...aposto que você curte aquele fast food. Com a quela batatinnha frita .....hummmm... delícia né! Pois é, essa batatinha também é um vegetal .


E o pãozinho da padaria...hummm...pois é ele é feito de trigo que é uma planta.


Ou seja, para onde olhamos na nossa vida haverão plantas e mesmo assim, as pobrezinhas são quase sempre desprezadas.


Então, é preciso combater a cegueira botânica mostrando aos nossos estudantes que as plantas estão presentes o tempo todo nas nossas vidas.


Que tal aproximar nossos estudante das plantas e incentiva-los a curtir mais elas. Na região metropolitana do Recife temos uma ótimo passeio para aproximar as crianças e jovens das plantas.


Sim, o Jardim Botânico do Recife está localizado no bairro do Curado na BR-232 km 7,5. O Jardim Botânico do Recife é aberto ao público das 9h às 15h30, de terça a domingo.


E além de ser uma programação muito interessante, divertida e educativa, é gratuita.


No Jardim Botânico todos têm a oportunidade de visitar os diversos espaços de interação com as plantas.


Lá existem jardins temáticos (de palmeiras, plantas medicinais e plantas tropicais). Além desses, existe o jardim sensorial que proporciona aos visitantes uma experiência muito interessante, na qual todos os sentidos (audição, visão, tato e olfato) são estimulados nesta experiência. É super legal, vale muito pena a visita.


Além dos jardins, o Jardim Botânico possui diversas coleções científicas (de bromélias, cactos e orquídeas).


A visita ao Jardim botânico pode proporcionar uma experiência ímpar e realizar uma maior aproximação com as plantas.


Fora todas essas atrações, o local é muito bonito e você também pode fazer trilhas com caminhadas dentro da mata atlântica. Massa né!


As trilhas podem ser autoguiadas (que acontecem pelo calçamento do local) ou guiadas por monitores. Neste caso, se a visita acontecer durante a semana precisa ser agendada. No entanto, nos finais de semana não é preciso agendar. Os grupos se formam na portaria, às 9h, 10h e 14h, aos sábados. E às 9h e às 14h, aos domingos.


Agora que você já sabe a importância que as plantas têm na nossas vidas, vamos incentivar o estudo delas e realizar a visita ao Jardim Botânica, por que é muito importante.


Vamos apreciar e entender mais sobre as plantas.




Equipe GoClass

©2018 by GoClass.