Transação do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental

Atualizado: 5 de Mar de 2019


Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/classmates-with-chalk-together_1249980.htm

A transição do ensino infantil para o fundamental algumas vezes é motivo para dor de cabeça para toda a família. Muitas mudanças podem chegar de surpresa e com o objetivo de informar sobre tais mudanças a GoClass trouxe essa matéria especial sobre essa fase de transição.

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental marcam uma passagem importante na vida de qualquer criança.

No ensino infantil a criança é incentivada a ir ao parquinho, levar brinquedos e a levantar para ir beber água sempre que precisar. Meses depois, ao chegar ao primeiro ano, a criança precisa ficar sentada na cadeira por mais tempo. As idas ao parquinho também diminuem e os brinquedos passam a dividir espaço com livros.

A educação infantil marca os anos iniciais da escola com atividades mais leves e lúdicas, com muitas brincadeiras e uma rotina divertida.

Com os passar dos anos as brincadeiras se tornam menos frequentes, até que os alunos chegam ao 1º ano (antiga alfabetização) e enfim no ensino fundamental.

Então, a rotina de alfabetização começa e a criança começa a ser avaliada em vários aspectos.

Aos poucos as responsabilidades também começam a aumentar e se não tinham lição de casa agora esta será uma prática mais frequente.

Algumas escolas também iniciam provas avaliativas com notas neste período.

Neste momento, não só os alunos, mas também os pais podem se sentir inseguros.

É bastante comum neste período de transição, a comparação de desempenho entre as crianças pelos próprios pais. Ver filhos de amigos ou colegas da escola já com uma boa leitura causa angustia e em algumas vezes desespero, quando não identificamos a evolução dos nossos filhos.

A verdade é que neste momento as diferenças se tornam evidentes, porém não há com o que se preocupar. Cada criança tem o seu tempo de aprendizagem e a ansiedade dos pais muitas vezes só atrapalha este processo. Neste momento a criança passa por mudanças que exigem a paciência de todos os responsáveis.

Algumas escolas são especializadas apenas na educação infantil, e quando isso ocorre os pais também são obrigados a trocar de escola, o que tornam as mudanças ainda mais acentuadas, exigindo ainda mais atenção de todos.

Outras mudanças que podem ocorrer nessa fase é a estrutura da sala (como as cadeiras e mesas estão dispostas no ambiente).

Boas práticas para a transição da educação infan