Temas polêmicos na prova do ENEM


Fonte: http://www.sejabixo.com.br/vestibular/mural2.asp?id=45860

No ultimo fim de semana aconteceram em todo o território nacional as tão aguardadas e ultimas provas do ENEM. No fim de semana anterior a este aconteceram as provas de linguagem e ciências humanas. As provas de linguagem trouxeram este ano um tema bastante polêmico que divide opiniões. De um lado um grupo conservador que critica este tipo de tema com a alegação de "ideologia de gênero", de outro os que defendem a pluralidade de idéias e a contextualização da prova de acordo com a realidade.


Uma das polêmicas gira em torno de alguma das questões de linguagem, as quais trouxeram frases faladas no "dialeto falado pela comunidade LGBT".



Questão do ENEM sobre "Dialeto falado pela comunidade LGBT".Fonte: Prova de linguagem do Enem 2018 — Foto: Reprodução

Entre os críticos estão o eleito futuro presidente Jair Bolsonaro que em entrevista para o apresentador da TV Bandeirantes, José Luiz Datena diz:


“Ninguém quer acabar com o Enem, mas tem que cobrar ali o que realmente tem a ver com a história e cultura, não com uma questão específica LGBT. Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim", disse.

Em suas redes sociais também se manifestou a respeito do tema


No Twitter:



Foto: Reprodução do Twitter do futuro presidente eleito Jair Bolsonaro


E no Facebook:


“Pelo amor de Deus, esse tema, a linguagem particular daquelas pessoas, o que a gente tem a ver com isso? Quando a gente vai ver a tradução, um absurdo”, disse ele. “Pode ter certeza que não vai ter uma questão daquela no ano que vem. Nós vamos tomar conhecimento da prova antes.”


Mas como o governo pode de fato interferir nas provas do ENEM?


Em entrevista concedida ao EL PAÍS Maria Inês Fini, presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a autarquia responsável pela realização do Enem, ela afirma que o governo não tem poder algum em relação a prova.


A presidenta do INEP ainda afirma que a autarquia possui corpo profissional de técnicos consagrados, com educadores e professores universitários de todas as regiões do país para elaborar a prova e que apesar de ser uma autarquia governamental, se diz bastante "alinhada com o Ministério da Educação", mas a prova é de responsabilidade total do instituto, o que reserva a ele autonomia para elaborar as questões sem intervenção direta do Governo.


Tentativa de doutrinação por parte do governo?


Na mesma entrevista, a presidenta do INEP volta a afirmar que "Em momento algum houve qualquer perspectiva de doutrinação, de valorização de uma posição em detrimento da outra".


Fini ainda afirma "Eu só lamento que algumas leituras tenham sido equivocadas, mas cada pessoa, cada leitor do mundo faz uma interpretação do texto da maneira como quer, não é? Com a sua cultura, com seus valores e com as suas ideologias", completa ela.


Ela afirma que a prova do ENEM oferece oportunidade para os jovens brasileiros interagirem com a tipologia de muitos autores diferentes. Na mesma prova também havia o hino nacional, por exemplo.


Outras polêmicas


Outra polêmica foi acerca do tema da redação: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".



Fonte: Prova de redação do Enem 2018 — Foto: Reprodução

Alguns críticos da prova apontaram o tema como um crítica ao resultados das ultimas eleições presidenciais. Em contraposição, alguns afirmam que o tema tem está relacionado com o comportamento e costumes do cotidiano, e não a política.


Polêmicas em relação a prova no ENEM vem acorrendo nos últimos anos, principalmente com o aumento do acirramento político no país e a organização de movimentos conservadores, a educação tem sido alvo de uma guerra ideológica.


Por exemplo, em 2017 a Justiça suspendeu um item do edital do Exame Nacional do Ensino Médio referente zerar as redações que violassem os direitos humanos. Este fato aconteceu por promoção da Associação Escola Sem Partido (quer saber mais sobre este tema? Temos um Post falando sobre a Escola Sem Partido. Acessa lá: https://www.goclassbrasil.com/blog/escola-sem-partido :



E você o que acha das abordagens deste tipo de tema no ENEM?

©2018 by GoClass.