Sobrecarga de atividade x aprendizado


Seu filho é criança ou jovem? Será que ele vive como jovem ou criança?


Vivemos num mundo tão cheio de obrigações e compromissos, que tem nos cobrado e consequentemente temos cobrado de nossos filho para fazer muitas coisas ao mesmo tempo e o tempo todo.


Nossas crianças vão para escola, fazem inglês, cursos preparatórios, esportes,... mas será que esta quantidade de atividades tem ajudado ou atrapalhado seu desenvolvimento? Será que conseguem fazer tudo isso com excelência? Será que nossas crianças estão preparadas para enfrentar essa insana corrida de fazer tudo ao mesmo tempo e precisam mesmo ser boas em tudo? Fazer muitas coisas não significa estar preparado para todas elas, nem tampouco que eles conseguiram dar seu melhor de si em tudo isso.


A falta de tempo das crianças e jovens tem interferido significativamente em seu aprendizado escolar. Pois, a interpretação individual e a construção do conhecimento dos conteúdos estudados se dá nos momentos "ociosos", o qual conhecemos como ócio criativo. Esta é a ideia foi desenvolvida pelo professor e sociólogo italiano Domenico de Mais ainda na década de 90 demonstrando que o descanso/lazer pode promover alegria e satisfação pessoal, aumentando a criatividade, que por sua vez faz crescer o potencial de imaginação necessário a um melhor desempenho produtivo.

Ou seja, não fazer nada é tão importante quanto fazer algo, pois são nesses momentos que somos capazes de fazer sinapses mais fracas para que sejamos capazes de fortalecer essas sinapses no próximo momento de concentração. Traduzindo, o cérebro ganha uma forcinha extra quando passa por um período de descanso, voltando com força total.


Por isso, se seu filho está indo mal na escola, tente observar os sinais de cansaço e/ou sobrecarga, este um fator muito comumente observado em crianças e jovens que possui muitas tarefas e pouco tempo descansar.


Permitam que suas crianças sejam simplesmente crianças.


Abaixo segue o link se um documentário muito interessante A invenção da infância de Liliana Sulzbach do ano de 2000 mas bem atual para refletirmos sobre insana rotina a que submetemos nossos filhos:


©2018 by GoClass.