Sisu - O que é? Como funciona?

Olá,
O ano já começou e que fez o ENEM já está ligadinho e ansioso para as inscrições do SISU.
Então, a GoClass preparou um resuminho para ajudar você e te tranquilizar na hora de se inscrever.
Primeiro só para você não esquecer, anote na agenda ou coloque aquele lembrete no celular para não esquecer que este ano o Sisu estará aberto para inscrições entre 22 a 25 de janeiro de 2019.
Agora que você já sabe as datas vamos as informações!
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2019?
Podem se inscrever no Sisu todos os candidatos que participaram do Enem de 2018 e não tenham zerado a redação.
O que é preciso para fazer a inscrição no Sisu?
Basta apenas o número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2018. Se você não lembra basta acessar o site do ENEM.
Para a matrícula cada universidade solicita uma lista de documentos, a qual será disponibilizada no sistema, no momento de sua inscrição.
Como funciona o Sisu?
Antes de começar é preciso confirmar os dados para eu o sistema entre em contato com você, depois disso você pode fazer então sua inscrição.
A edição dos dados pode ser feita a qualquer momento, na barra superior.

No ato da inscrição, o candidato pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve optar se quer concorrer a vagas de ampla concorrência ou as vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições (cotas).
Para fazer sua inscrição é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção". Val lembrar que você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo.

Para pesquisar vagas são apenas 3 passos para concluir sua inscrição.
-Primeiro passo : pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

Para conhecer as vagas disponíveis clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Clique em "Escolher este curso" para continuar. Para ver apenas os cursos que tem interesse use os filtros ao lado.

Segundo passo: Escolha uma das opções que você pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar. Lembre-se de ler atentamente as modalidades disponíveis para o curso.
Não esqueça que todas as informações afirmadas deverão ser comprovadas no momento da matrícula.

Terceiro passo: este passo é para a confirmação dos dados do curso que você optou por concorrer no Sisu. É preciso verificar a documentação exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado. Depois é só clicar em “Confirmar minha inscrição”.

Para verificar se a inscrição foi realmente concluída observe a tela "Minha inscrição" para conferir a inscrição que realizou.Alterações podem ser realizadas desde que esteja no período de inscrição ainda. A ultima alteração é a que valerá!

A classificação parcial e as notas de corte só serão divulgadas nos dias 23, 24 e 25 de janeiro a partir de 0h. Neste período você acompanhar as suas chances. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro .
Ao final da etapa de inscrição, o sistema classifica e seleciona os candidatos em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).
Só serão classificados os candidatos que tiverem nota suficiente e que fique dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.
Mesmo que o candidato tenha nota suficiente para classificação nas duas opções que escolheu, só poderá selecionado para a primeira opção que escolheu.

As duas opções que o candidato pode escolher podem ser alteradas durante todo o período de inscrição.
A provas podem ter pesos diferentes dependendo do curso que seja escolhido. Ou seja, se o curso de física for escolhido, provavelmente a prova de Ciências da Natureza terá mais peso.
Cada curso pode exigir uma média mínima e uma nota mínima em determinada prova. Por exemplo um curso de medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Esta nota mínima se refere a menor nota para ficar entre os classificados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.
As instituições ainda podem adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Desse modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.
A nota de corte é calculada diariamente a partir do segundo, o sistema calcula automaticamente a nota de corte para cada curso. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência.
Se você foi selecionado, procure a instituição para fazer sua matrícula, se ainda não foi selecionado na 1ª opção, você pode participar da lista de espera. A lista de espera se refere as vagas que não foram ocupadas, sendo então o chamamento dos alunos que possuem as melhores notas mas não ficaram dentro das vagas.
As matrículas ocorrerão nas universidades entre 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019.
Caso você não tenha sido classificado na chamada regular, entre 28 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019, ocorre a segunda chamada.
Para participar da lista de espera do Sisu é preciso acessar o Sisu na sua 1ª opção. A lista de espera é única e compreende ampla concorrência. A segunda chamada acontece a partir de 07 de fevereiro. Se você está na lista de espera para algum curso, não esqueça de ir na IES a partir desta data e acompanhe a convocação para a matrícula.
Os candidatos inscritos no Sisu também podem fazer a inscrição no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Caso o candidato seja selecionado nos dois programas deverá optar pela bolsa do Prouni ou pela vaga do Sisu, pois é vedado ao estudante utilizar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.
Caso você prefira, pode acompanhar todo o processo e fazer sua inscrição através e tablets e celulares! Legal né!
Basta baixar o aplicativo do Sisu que você terá acesso a todas as informações que precisa, e ver o resultado até os resultados e lista final de aprovados.
Esperamos que este Post tenha ajudado os futuros universitários!
Equipe GoClass