Seu filho fica ansioso na semana de prova?


Seu filho fica ansioso na semana de prova? Fonte: https://oglobo.globo.com/saber-viver/dez-dicas-para-lidar-melhor-com-ansiedade-22955215

As ultimas provas do ano escolar já chegaram ou estão chegando. E neste período é muito comum ver os estudantes com os nervos a flor da pele. Por isso, se seu filho anda ansioso na semana de provas vamos te dar 6 dicas para ajudar vocês a passar mais tranquilamente por esse período.


Será que ansiedade é normal?


Quando pensamos em ansiedade, pensamos em algo negativo, mas não é bem assim. A ansiedade leve pode ser um fator positivo, pois é capaz de nos levar a impulsiona na vida, a buscar resultados para atingirmos nossos objetivos e construção de projetos, nos ajudando em nosso crescimento pessoal. No entanto, quando a ansiedade começa a afetar as atividades diárias devemos nos preocupar.


Como identificar a ansiedade exagerada?


Alguns sintomas fisiológicos podem ser evidentes nos ansiosos como sudorese, taquicardia, dormência nas extremidades do corpo, problemas gástricos, intestinais, entre outros. Além desses fatores, é preciso entender que o ansioso exagerado nunca está no tempo presente, estando desconectado do que acontece a sua volta. Ele tende a sofrer por antecipação.


Por que nossas crianças andam tão ansiosas?


Umas das razões pode estar nas pressões que são impostas pela sociedade e até mesmo por nós de que precisamos ser excelente em tudo que fazemos. Além disso, nós mesmo sem saber podemos incentivar uma competição desenfreada que acaba refletindo nas escolhas das crianças. O maior exemplo são os jogos de performance e os videogames.


Outro fator associado a ansiedade das crianças no âmbito da educação está ligada a semana de provas. Talvez seja consequência daquilo que impomos como sucesso nos estudos aos nossos filhos, quando na verdade o aprendizado ao longo de todo o período tem maior importância.


Além disso, precisamos tem em mente que a ansiedade pode interferir negativamente no resultado da prova, que o aluno pode ter conhecimento suficiente para tirar aquele "notão" mas, que a ansiedade o nervosismo é tão grande que ele pode não conseguir. E se não conseguir, apoio-o! Os nossos julgamentos, podem colocá-lo ainda mais para baixo e aumentar ainda mais a ansiedade.


As provas quando utilizada como fator único para avaliar o desempenho de um aluno, pode não ser o método mais eficaz de avaliação, pois há alunos que conseguem ter bom desempenho mesmo tendo domínio do assunto. Cabe a nós pais e responsáveis sermos capaz de avaliar criticamente a metodologia exigida na escola e se ela é compatível com o aprendizado do nosso estudante.


Dicas para diminuir a Ansiedade no período de provas


Dicas super simples para diminuir a ansiedade podem ajudar nossos estudantes na semana de provas :


- Podemos acompanhar também nossos filhos em relação a leitura e resolução de questões. Incentivar nossos estudantes a responder com mais calma e não ter pressa para finalizar/entregar a prova, pode ajuda-los em seu desempenho. A pressa pode ser inimiga da perfeição.


- Atividade física ajuda na diminuir na estimulação da produção de endorfina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, felicidade e de prazer, sensações que se opõe a ansiedade.


- É preciso incentivar nossas crianças a serem crianças e brincar. Atualmente elas tem perdido esta capacidade desde muito cedo pois nossa sociedade tem privilegiado o sucesso a qualquer custo, desprezando a importância de ser criança o humor e a leveza da infância.


- Um tempinho sem fazer nada pode ser de grande valia no combate a ansiedade. O que costumamos chamar de ócio produtivo pode auxiliar na diminuição da ansiedade.


- Segundo Estudos da Universidade de Binghamton nos Estados Unidos apontam que dormir bem e dormir mais cedo evita pensamentos negativos, pessimismo e ansiedade.


- Em casos mais graves de ansiedade, talvez seja necessária a avaliação de um profissional especializado que poderá apontar o acompanhamento através de um profissional terapeuta.



Vamos ajudar nossos estudantes a compreenderem que o caminho do aprendizado é mais importante que o resultado.

©2018 by GoClass.