Revisão de Biologia para ENEM 2018



O ENEM já começou e neste próximo fim de semana os candidatos respondem questões de Matemática e Ciências da Natureza.


Pensando nisso, a GoClass preparou um mini resumo com os principais conteúdos que tem caído nas provas de Biologia com resolução e comentário das questões.


Segundo o Blog Biologia Total do Professor Paulo Jubilut os cinco conteúdos de biologia que mais caem no ENEM são:



Fonte: https://www.biologiatotal.com.br/blog/top-5-assuntos-de-biologia-que-mais-caem-no-enem.html


Sendo assim, a GoClass fez uma seleção de questões que já caíram no ENEM para resolvermos juntos.

Então vamos lá!


Para responder esta questão podemos analisar o planeta terra como todo. Mas como assim? O planeta terra é composto por 2/3 de água sendo assim, a possibilidade de habitat seres vivos aquáticos é muito maior, além de possibilitar de adaptação destes animais a água doce, salgado, ambientes costeiros ou abissais. Sendo assim o ambiente aquático fornece maior possibilidade de microhabitats sendo a resposta correta é Letra B, a qual aponta os peixes como o grupo que possui maio número de espécies.



Esta questão refere-se aos ciclos da água e do carbono. O CO2 proveniente do produto da respiração e a queima de combustíveis fósseis é absorvido pela água. O gás carbônico se liga a molécula de água formando o ácido carbônico que ao se dissociar libera íons de hidrogênio diminuindo o pH da água e consequentemente aumentando a acidez da água, fator que pode interferir na vida dos seres aquáticos. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.




Qualquer característica será predominante caso tenha maior número de pessoas que carreguem algum gene, ou seja, caso a frequência de determinado gene (dominante ou recessivo) seja maior ele predominará na população amostrada.


O ambiente pode interferir na expressão do gene mas NÃO É CAPAZ DE MUDA-LO. E apesar do grupo ser pequeno, alguns integrantes mencionam pessoas do trabalho e colégio.


A recessividade PODE ser ampliada em casos de casamento consanguíneo, mas não ocorre apenas nos casos de consanguinidade.

Sendo assim, a resposta correta é letra A.



- Mutualismo: Relação em que ambas as espécies, associadas entre si, se beneficiam, sendo tal relação imprescindível à sobrevivência destas. Ex: liquens (fungos + algas).

- Comensalismo: Relação em que um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro. É uma relação que fornece benefícios apenas a uma espécie, enquanto a outra permanece indiferente. - Inquilinismo: Relação em que uma espécie fornece proteção ou moradia à outra, sem se prejudicar. Ex: orquídeas epífitas.

- Canibalismo: Relação em que um indivíduo se alimenta de outro de sua espécie sendo este, geralmente, menos capaz.

- Parasitismo: Relação em que um parasita se alimenta de seu hospedeiro sem, necessariamente, levá-lo a óbito. Ex: carrapato (ectoparasita) e lombrigas (endoparasita).

- Amensalismo: Relação em que o desenvolvimento ou próprio nascimento de indivíduos de uma espécie sendo prejudicado graças à secreção de substâncias tóxicas, produzidas por outra. Ex: secreção antibiótica dos Penicillium.

Resposta Letra C.



O único composto que faz parte da composição da matéria e participa do fluxo de energia entre os seres vivos é o Carbono. Sendo assim, a resposta correta é a letra D.





Se os tubarões se alimentam das arraias e o número de tubarões está diminuindo, então o número de arraias consequentemente aumenta, devido a menor predação sobre elas. Se as arraias se alimentam de moluscos e a quantidade de arraias aumenta, consequentemente há uma aumento no consumo de moluscos, diminuindo sua quantidade dos mesmos. Sendo assim, a resposta correta é letra C.


O tipo sanguíneo O- (portador do genótipo ii) é considerado o doador universal, e visto que o receptor é A (genótipo IAIA ou IAi), podendo receber sangue tipo A+. Resposta correta letra C.



Se os anfíbios se reproduzem nos períodos de maior disponibilidade de água, os quais se referem aos meses de maior precipitação, então de acordo com o gráfico vão dos meses de novembro a fevereiro. Resposta correta letra B.


Esperamos que este post tenha ajudado!

©2018 by GoClass.