Regra de 3 (Dicas e Atividades)


Regra de 3. Fonte: https://visualhunt.com/f2/photo/15210340981/8e7c06a027/

Regra de 3 talvez seja o conteúdo mais utilizado no nosso dia a dia, depois das operações básicas, quando falamos em matemática. Mas ainda assim, apesar de ser simples, muitos alunos apresentam dificuldades neste conteúdo.


Este é um conteúdo super importante, que costumamos usar bastante no nosso dia a dia e que com facilidade conseguimos contextualiza-lo. Alguns educadores e professores de matemática costumam inclusive considerar regra de 3 como " a conta mais importante da sua vida", visto que, com ele você é capaz de solucionar vários problemas reais do dia a dia.


Por exemplo, a quantidade de um ingrediente para fazer um prato para o Natal, de acordo com o número de pessoas que você irá convidar para a ceia, pode ser facilmente resolvida com uma regra de 3 simples.


Por isso, a GoClass trouxe algumas dicas valiosas além de atividades para te ajudar a compreender este conteúdo e praticar de forma eficiente de maneira que você nunca mais esqueça.


Mas, antes de mais nada, precisamos compreender dois conceitos relativos a grandeza (grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais).


Mas o que quer dizer isso?


Diretamente proporcional: é quando possuímos duas grandezas A e B, por exemplo, e a medida que A aumenta B também aumenta, então dizemos que elas são diretamente proporcionais.


Exemplo: Um automóvel estava a 50 km/h e percorreu uma distancia de 120 km ao dobrar a velocidade para 100 km/h o espaço percorrido também dobra (240 km). Sendo assim, as grandezas velocidade e espaço percorrido são diretamente proporcionais.


Inversamente proporcional: é quando possuímos duas grandezas A e B e a medida que A aumenta B diminui, então dizemos que elas são inversamente proporcionais.

Exemplo: Uma fábrica possui 30 funcionários produz uma determinada quantidade de artefatos em 10 horas. Se o número de funcionários aumentar para 60 pessoas, essa mesma quantidade de artefatos será produzida em 5 horas, ou seja menos tempo, então podemos