Programação educativa para as férias


Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/estudantes-universitarios-sentando-ligado-banco-ilustracao-de-universidade-meninas-e-meninos-com-sacolas-laptop_3519538.htm#term=estudantes&page=1&position=31

Chegaram as férias e não sabe como entreter as crianças?


Nós da GoClass, sabemos que não vale só entreter as crianças na televisão ou com uso de celulares e tablets.


É importante que alimentemos as crianças com cultura e desta forma, mesmo nas férias façamos programas educativos.


Sabemos que Recife é uma cidade que respira cultura, mas não custa nada lembrar vários locais e passeios legais que você pode fazer com seus filhos durante estas férias.

Aproveite os inúmeros museus que temos!


Por isso, a GoClass hoje veio falar de 2 espaços que estão com programação especial de férias. Desta forma, seu filho pode aprender mesmo estando de férias de uma forma prazerosa.


A proposta do Post é lembrar 2 lugares bem educativos e culturais para você levar seu filho.


Então vamos lá:


Espaço Ciência


Fonte: http://www.espacociencia.pe.gov.br/?page_id=2

O Espaço Ciência é uma ambiente super legal com objetivo de popularizar e aproximar a Ciência da sociedade. O espaço pertence à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.


Localizado no Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda. A entrada do museu localiza-se no portal junto ao caranguejo gigante, no sentido Olinda-Recife.


Ocupa uma área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, combina exposições montadas em ambientes fechados com centenas de experimentos interativos a céu aberto.


Possui também Planetário, Auditório, Anfiteatro, Hall de Exposições e Centro Educacional, além de um Manguezal de rara beleza e interesse científico, para contemplação, estudos e aprendizagens.


Além das exposições temporárias , o Espaço Ciência possui um museu com acervo de experimentos super interessantes.


No espaço Ciências há criação de condições para a fruição, compreensão e promoção do patrimônio científico; trabalhos em cooperação com a comunidade, além de trabalhar sempre com exposições de acordo com as semanas temáticas, por exemplo Semana da Água, dos Povos Indígenas, dos Museus, da Energia, do Meio Ambiente, do Manguezal, da Astronomia, dentre outras.


Nestas férias o Espaço Ciência tem uma programação pra lá de especial para os pequenos amantes da ciência com diversas oficinas:


OFICINAS OFERTADAS:


Brincando com as operações: A oficina tem como objetivo fazer com que os participantes forcem a mente para resolver pequenos questionamentos matemáticos com as quatro operações.


Lançamento de Foguetes: O objetivo é construir um foguete a base de água com garrafa pet e papelão; e lançá-lo.


Na Trilha dos Biomas: Que tal conhecer os tipos de solo, a vegetação e os biomas do Nordeste?


Vida de Inseto: Vamos conhecer algumas espécies de insetos e seu importante papel na natureza. Além de conhecer espécies vivas, os participantes vão confeccionar seu inseto com materiais reciclados.


Revivendo o Movimento Armorial: A oficina traz consigo a proposta de um processo criativo inspirado no próprio Movimento Armorial.


Maker: A oficina pretende trabalhar com a plataforma edulivre e cultura maker.


Leitura pelas Mãos: A oficina ensinará como o braille funciona e tentará abrir as mentes para que possamos nos adaptar às diferenças.


Fazendo Sabão: A oficina tem como objetivo mostrar como fazer sabão com óleo usado de cozinha.


Geometria Espacial: O objetivo da oficina é a compreensão das propriedades básicas das figuras planas e dos sólidos geométricos, a partir da montagem de poliedros.


Desvendando a ciência com experimentos: A oficina pretende demonstrar alguns eventos ou reações que acontecem constantemente ao nosso redor.


Montando Robô: A oficina será voltada para o aprendizado e aproximação dos alunos com a área de robótica.


Vamos Brincar na Rua?: O objetivo é restaurar a prática de antigas brincadeiras, como jogo da peteca, pular corda, boca de forno, sete pecados, morto-vivo, corrida de saco…


Se virando para se divertir com a ciência: a oficina consiste de alguns experimentos e atividades lúdicas, para resolver alguns problemas de maneira mais fácil e mais divertida.


Bioplástico: A oficina consiste em uma discussão sobre o consumo de plásticos e seus impactos no meio ambiente, por meio da confecção de um bioplástico.


Palavras Cruzadas: O objetivo da oficina é levar os participantes a solucionarem um caça palavras gigante respondendo perguntas científicas.


CSI – Investigação: Os participantes serão detetives na investigação de um crime com uso da Ciência, sobretudo da Química.


Geleca Científica: Os participantes poderão aprender a história da criação da borracha sintética e suas características químicas enquanto produzem sua própria Geleca.


Resolvendo o Cubo Mágico: A oficina tem o objetivo de ensinar as pessoas a resolverem o cubo magico utilizando algoritmos e métodos matemáticos.


Química nas Férias: A oficina mostra que a química está presente em , com experimentos feitos com materiais simples e de fácil acesso.


Tangram de Papelão: A oficina leva os visitantes a trabalhar o raciocínio lógico matemático de percepção de figuras geométricas e topologia.


Como Funciona o Telescópio?: Os visitantes poderão entender como funciona o telescópio e sua importância para as descobertas da astronomia.


A dinâmica do Planeta: A oficina consiste em retratar os diferentes tipos de minerais do planeta e como eles são formados.


Oficinas do Final de Semana 12 e 19/01 (Sábados)


Reciclagem de Óleo: O objetivo da oficina é ensinar os participantes a fazer o seu próprio sabão reciclando o óleo vegetal.Oficina Construção de um Minhocário: O objetivo da oficina é fazer com que os participantes diferenciem o material orgânico do inorgânico, com elaboração de um minhocário simples e eficaz.


Quer saber mais ?


Basta acessar: http://www.espacociencia.pe.gov.br/


Haa e o mais legal... tudo gratuito!


Instituto Ricardo Brennand


Fonte: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index.php/oinstituto

O Instituto Ricardo Brennand se localiza na Rua Mário Campelo, 700 - Várzea, Recife - PE, 50740-540, próximo da UFPE.

O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural aberto em 2002, o qual possui um enorme acervo artístico e histórico da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand.


Além da rica experiência cultural, histórica e artística que o espaço propõe, a arquitetura do museu é um show a parte, remetendo a castelos medievais. A instituto se localiza nas terras do antigo engenho São João e ocupa uma área de 77.603 m² cercada por uma reserva de mata atlântica preservada.


Existem algumas exposições permanentes no Instituto como a de Frans Post e o Brasil Holandês, que expõe uma série de documentos e acervo cultural do período em que os holandeses estiveram em Pernambuco. Este é uma excelente e rica oportunidade para incentivar seus filhos a conhecer um pouco mais sobre este período.


Além disso, o instituto ainda possui museu de armas brancas (com facas, espadas e

armaduras de cavaleiros antigos), que além de serem muito bonitos chamam atenção na riqueza de detalhes da época em que eram utilizadas. O Instituto ainda possui Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos.


Sem dúvida, esta é uma ótima oportunidade para você visitar e tirar seus filhos da frente da TV nestas férias.


Nestas férias o Instituto Ricardo Brennand está promovendo oficinas para crianças e jovens

com atividades educativas e lúdicas para a criançada!


Fonte: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index.php/cursos

Legal né! Ficou interessado, acessa: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index.php/cursos/oficina02


Gostou das dicas?

Aproveite as férias para fazer atividades educativas com seu filho!

Esperamos que goste


Equipe GoClass

©2018 by GoClass.