Por Que devemos ir para a Escola?


Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/smiling-students-walking-after-lessons_2580035.htm

Olá,


Mais um ano letivo se inicia e com ele, os alunos e os pais com novas expectativas, novos projetos, novos desejos. Com a vontade de que tudo ocorra bem, mas para isso se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento.


Como os alunos estão deixando as férias, sempre há aquela preguicinha para voltar para a escola, por isso preparamos um Post para explicar um pouco do por que precisamos ir a escola.


A entrada de qualquer criança na escola parece ser algo muito natural. Mas, será que sempre foi assim? Por ser o segundo local mais ocupado pela criança depois da casa, torna-se interessante saber como é que a escola surgiu.


Como surgiu o modelo de escola que conhecemos hoje?


Se perguntarmos para os alunos, a resposta provavelmente será "Para passar de ano”. Desta forma, podemos verificar como os jovens não entendem a importância real da escola e que ela simplesmente "virou um jogo, cuja a meta é passar de fase.”


No início muitas crianças eram educados dentro da própria casa. Além disso, havia uma divisão bem definida sobre meninos e meninas.


Na Antiguidade, a educação infantil surgiu como demanda e em diferentes civilizações.

As mudanças na sociedade, as instituições políticas, o avanço e sofisticação econômicos mudaram a educação familiar também. É neste momento que surge a figura do professor como transmissores do conhecimento.


No entanto, o modelo de escola com sala de aula, professores e alunos que é parecido com o que hoje conhecemos, foi fundadas na Europa no século 12.


A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa “lugar do ócio”. Isso mesmo!


Isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Estes centros de ensino surgiram na Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas eram guiadas pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento.

Por exemplo, se a escola tinha como fundador um filósofo ligado a astronomia, era muito forte o ensino da astronomia.


Mas as escolas multitemáticas, que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos 19 e 20.


Por que precisamos ir a escola?


Todos já sabem que precisamos ir a escola para aprender a ler, escrever, fazer contas, adquirir conhecimentos.


Mas será que é só isso ?


Também vamos a escola para aprender a refletir para adquirir cultura geral e aprender o que nos agrada para podermos escolher uma profissão e desta forma compreender nosso lugar na sociedade.


É importante aprender a utilizar e valorizar a inteligência. Uma pessoa sem escola, é como um músico sem instrumento.


Além de tudo isso, há uma aspecto muito importante da escola que é a formação do cidadão e na preparação de uma criança ou jovem para viver em sociedade.


Desta forma, a existência da escola tem como finalidade inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e criar uma rotina, além da convivência social e hierarquia.


Hoje em dia, as escolas tem se adaptado as novas tendências do cidadão do século XXI com aprendizado integrado de uma língua, como o inglês e outras línguas. Além disso, aprender a aprender, a mobilidade profissional, a capacidade de alinhamento com as mudanças e inovações, desenvolvimento de habilidades como criatividade, inovação, empreendedorismo, pensamento crítico e resolução de problemas, entre outras.


No entanto, estamos sempre habituados a escutar que a educação é a principal responsabilidade da escola. No entanto, a escola é muito mais do que isso.


Desde muito cedo a criança precisa saber quais são os seus direitos e deveres. De maneira que devam ter a noção de respeitar sempre. Por isso, a socialização é necessária para compreendermos como a vida funciona.


Mas é importante ter em mente que apesar de escola ter um papel importante na educação, ela tem o papel para ensinar e não apenas educar. A escola busca ensinar aspectos básicos de matérias que serão utilizadas durante toda a vida de uma pessoa, apesar de as vezes educar para a sociedade.


O erro comum achar que esta a responsabilidade por educar é da escola. No entanto alguns comportamentos sociais devem ser inseridos pelos pais. Um exemplo disso é a noção de certo ou errado. As crianças precisam ter uma noção de como agir corretamente, devem saber diferenciar o tipo de ato praticado por elas.


Em casa as regras são muito importantes para que os filhos comecem a entender aquilo que eles podem ou não fazer.


Massa né!


Agora você pode justificar a volta as aulas para seu filho junto com o por que ele precisa ir a escola.


Esperamos que você tenha gostado do Post de hoje!


Equipe GoClass

©2018 by GoClass.