O Cotidiano na Matemática - Operações Básicas


Seu filho tem muita dificuldade em compreender a matemática? Fonte: https://dicascidade.com.br/saude-e-bem-estar/dificuldade-com-numeros-pode-ser-sinal-de-deficiencia-matematica/


Muitos alunos tem muita dificuldade, outros chegam a ter aversão a matemática e parte disso se deve a dificuldade que boa parte dos estudantes têm em conteúdos básicos como as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), por exemplo.


No entanto, estes conteúdos são de extrema importância pois, servem de base para quase todos os conteúdos posteriores não só da matemática, mas também de física e química.


Podemos ajudar nossas crianças a trabalhar este conteúdo incluindo eles em nossa rotina e utilizando de momentos simples da nosso dia a dia, a fim de ajuda-los nesta compreensão. Por exemplo, ir ao mercado, nos ajudando a calcular o valor total e /ou parcial das compras, como calcular os descontos, ou até mesmo a quantidade que deve ser utilizada durante o mês para determinada categoria de produto em relação aos dias de consumo.


Além disso, podemos solicitar a ajuda das crianças com avaliar de contas de energia, água e telefone, por exemplo. Dividindo o consumo pelo numero de dias, além da conversão de medidas.


Dar mesada também pode ser uma ótima alternativa, atribuindo responsabilidades as crianças e ajudar a ter objetivo financeiros (somando o que sobrou do mês anterior, fazendo os cálculos de quanto falta para comprar aquele tão desejado brinquedo, por exemplo).

Que tal fazer esta experiência?


Isso se chama contextualização. Quando contextualizamos qualquer assunto, o conteúdo se torna mais palpável ao aluno de forma que o estudante é capaz incorpora-lo mais facilmente a sua realidade e a sua vida, além de possibilitar uma aprendizagem mais efetiva e duradoura.


Pensando nisso, a GoClass preparou algumas atividades com as operações básicas para seu filho praticar.