Novembro Azul


Fonte: http://www.nossavocacao.com.br/noticias/noticias-da-igreja/novembro-azul-campanha-alerta-sobre-o-cancer-de-prostata/arcanjo

Assim como o mês de Outubro é dedicado a campanha do Outubro Rosa que tem como objetivo orientar para a prevenção do câncer de mama. O Novembro Azul tem como objetivo orientar acerca da prevenção do câncer de próstata que atingem homem de meia idade.


O câncer de próstata é o segundo câncer que mais atinge os homens no país, perdendo apenas para os tumores de pele. Segundo o Ministério da Saúde são cerca de 70 mil casos deste câncer e em torno de 15 mil mortes por ano.


Sintomas


Segundo o Hospital do Câncer de Pernambuco a ausência de sintomas não garante que esteja tudo bem pois, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando os sintomas aparecem cerca de 95% dos tumores encontram-se em fase avançada.

Os principais sintomas são:


- Vontade constante de urinar

- Dores ao urinar

- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen

- Dores ósseas


Fatores de Risco


Entre os fatores de risco estão:


- Histórico de câncer de próstata na família (pai e irmãos)

- Etnia negra (os homens negros têm maior incidência desse câncer)

- Obesidade

- Alimentação inadequada

- Sedentarismo


Não há dados concretos de que alguns alimentos podem influenciar no surgimento do câncer de próstata. No entanto, as evidências apontam que uma alimentação sadia, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e pobres em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajudam a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis. Sendo a obesidade um dos fatores ambientais de risco.


Prevenção


A doença, porém, tem 90% de chance de cura quando diagnosticada precocemente. Para isto, os exames médicos periódicos são fundamentais, sobretudo em homens a partir dos 50 anos de idade. Se houver antecedentes familiares de câncer prostático, o rastreamento deve-se iniciar aos 45 anos.


Dentre os exames realizados para diagnóstico do câncer de próstata estão o toque retal (que dura cerca de 10 segundos e são suficientes para que o médico busque regiões irregulares na próstata) e o exame de sangue para verificar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Estes exames são considerados pelo médicos urologistas como complementares, ou seja fazer um não significa que não será preciso fazer outro.


Dificuldade na saúde do homem


Há um grande preconceito e uma cultura machista em relação ao exame diagnóstico do câncer de próstata conhecido como toque retal por parte dos homens. Graças a este comportamento, homens vivam sete anos a menos do que as mulheres por colocarem em segundo plano a ideia de se cuidar e cuidar de sua saúde.

O mês de Novembro já está próximo do fim mas, precisamos nos cuidar durante todo o ano, para que possamos ter uma vida inteira para aproveitar!




©2018 by GoClass.