Março Azul Marinho


Fonte: https://unipe.edu.br/2018/03/20/marco-azul-marinho-prevencao-contra-o-cancer-colorretal/

Olá,


Um novo mês se inicia e com ele mais um a campanha de conscientização contra uma doença importante.


Hoje falaremos sobre o Março Azul Marinho que vem como uma forma de prevenção contra o Câncer Colorretal.


Esta campanha é um parceria com o Ministério da Saúde – MS com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP, com o objetivo de propor ações de prevenção e identificação precoce de câncer colorretal, trazendo ao conhecimento da população o Março Azul Marinho.


A campanha tem como foco implantar uma política pública de saúde para o câncer colorretal, reduzir seu impacto na população, promover o engajamento e a capacitação de todos os profissionais da área de saúde.


O que é o Câncer Colorretal?


Este é um tipo de câncer que refere a tumores que se desenvolvem no cólon (porção do intestino grosso) e o reto.


Este é tipo de Câncer mais comum do que se imagina. Dados indicam que este é o terceiro tipo de câncer mais frequente (excluindo o câncer de pele ), tanto em homens quanto em mulheres. Nos homens são cerca de 15 mil novos casos por ano. No caso das mulheres são cerca de 17,5 mil novos casos por ano de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer, órgão do Ministério da Saúde).


No geral, este tipo de câncer se inicia com pólipos intestinais. Este pólipos são algumas lesões tidas como benignas que se desenvolvem na parede do cólon, na mucosa.


Ao longo do tempo (passados cerca de 8 anos) este pólipos tendem a transformar-se em câncer (tumores do intestino grosso).