Janeiro Branco


Fonte: https://www.unilasalle.edu.br/canoas/noticias/janeiro-branco/

Olá,


Você já ouviu falar em Janeiro Branco?


Não ?


Janeiro Branco é uma campanha muito legal de conscientização, assim como, o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Laranja.


A Campanha se iniciou aqui no Brasil no ano de 2014, no estado de Minas Gerais e a partir de então tem ganhado força nacional, se disseminando pelos demais estados.


Só que se trata de uma Campanha de muita importância, principalmente no âmbito da educação. O Janeiro Branco foi criado em prol da Saúde Mental.

Quando me refiro a importância desta campanha no âmbito da educação, falo da importância de se auto conhecer, auto aceitar e conhecer e respeitar seus limites e este é um aspecto que impacta diretamente quando falamos em educação. Claro, estes são assuntos bem complexo e que requerem uma certa maturidade. Principalmente quando falamos em crianças e jovens.


O Janeiro Branco não é uma campanha ainda muito conhecida e disseminada como o Outubro Rosa, por exemplo. Então, a GoClass preocupada e engajada com o Janeiro Branco fez este Post para fortalecer esta campanha.


Talvez a campanha ainda não tenha muita visibilidade devido ao tabu que existe em relação a falar sobre saúde mental e estado de equilíbrio mental.


No entanto, é preciso e necessário falar sobre estes aspectos, visto que o bem-estar está diretamente ligado a esta temática.


Principalmente porque é perceptível o crescente número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito na sociedade que vivemos, sendo uma evidência de que é preciso ter muito atenção as questões de saúde mental.


Por que o mês escolhido foi Janeiro?


Esta campanha foi criada por psicólogos do Brasil e o mês de Janeiro foi escolhido justamente porque após a virada do ano, muitas pessoas veem este como um período de começo, novos planos e novo estilo de vida, renovação de votos, desejos, reflexões, perspectivas, novas possibilidades, bem como avaliações do ano que passou.


Além disso, muitas pessoas passam por um processo de melancolia no fim de ano, e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas por isso, pode ser o momento certo para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.


O intuito da campanha é aproveitar este momento de reflexão que o período do ano proporciona para convidar a todos a pensarem nas suas vidas e se preciso de certa forma reescrever seus destinos, cuidar de seus sentimentos e tirar um tempo para se conhecer, bem como avaliar os relacionamentos com propósito de proteger a saúde mental.


Por que a cor escolhida foi o Branco?


A cor branca para esta campanha tem como objetivo representar um quadro branco, um papel em branco, na qual podemos desenhar ou escrever algo novo, uma nova história da saúde mental sem paradigmas e sem preconceitos.



Fonte: http://www.funbeca.com.br/campanhas/25/janeiro-branco.html


Por que falar da saúde mental é um tabu?


O janeiro Branco vem como uma campanha que olha não só para a saúde mental do indivíduo, mas no sentido mais amplo.


Falar em saúde mental ainda é um grande tabu, na nossa sociedade, visto que ainda existe um preconceito muito grande, pois muitos pensam se frequentar psicólogo é coisa de "Louco".


Infelizmente esta ainda é uma herança de uma cultura antiga e ultrapassada de higienização, na qual a sociedade tentava isolar em manicômios aqueles que não se encaixavam no "padrão ideal". Sendo então, "o louco" visto como uma figura inferiorizada, a qual era ignorada e isolada do restante da sociedade, com objetivo de não perturbar que não era considerado "louco".


Atualmente os tratamentos mudaram bastante para os enquadrados, no que chamávamos de loucura. Hoje as palavras chave são humanização e respeito, visto que existe uma ideia de inclusão e não mais exclusão e isolamento.


Aliado a isso, a figura do psicólogos que hoje não é visto mais como o médico dos "loucos", sabe-se que este profissional cuida não só da saúde mental mas, da nossa parte emocional.


É o Psicólogo que cuida daquilo que nos faz nos sentir bem ou mal, por isso é preciso que desmistificar a ideia que este profissional cuida apenas de "loucos".


Este tabu ainda existe também porque as pessoas sentem vergonha em assumir a necessidade de se cuidar. Ao contrário do que muitos pensam procurar este tipo de profissional para realizar acompanhamento não significa não ter o controle das coisas e sim para manter o controle da vida e dos sentimentos.


Assim como cuidamos preventivamente da saúde do nosso corpo, é preciso cuidar preventivamente da saúde mental, para que ela também não adoeça.


Porque só costumamos buscar ajuda para a saúde mental quando estamos mal e não fazemos isso preventivamente? Nosso corpo só vai ficar bem se a nossa mente também estiver.


Na sociedade com uma rotina alucinante e que não se tem muito tempo para nada é preciso estar com a mente muito tranquila e sã!


Por isso não esqueça de cuidar da sua mente e das suas emoções.


O intuito deste Post é mostrar que quem cuida da mente, cuida da vida!

Abrace também esta causa!



Equipe GoClass




©2018 by GoClass.