Habilidades do Futuro


Olá,


O post de hoje da GoClass é para refletirmos sobre quais habilidades devemos investir em nossos filhos para as atuais demandas do mercado de trabalho.


Neste no mundo de mudanças muito rápidas e significativas, devido as inovações tecnológicas e o advento da internet que conecta o mundo todo em tempo real, estas habilidades devem ser destacadas.


Então, será que estamos investindo no caminho certo para que nossos filhos tenham habilidades que serão necessárias para o mercado de trabalho do futuro, que já nem é tão futuro assim, pois o mercado de trabalho já tem exigido agora muitas destas habilidades.


Por isso, é importante ficarmos atentos se a escola em que matriculamos nossos filhos tem objetivo de desenvolver estas habilidades, ou pelo menos algumas delas.


Por isso, nós da GoClass estamos sempre pensando a frente e resolvemos te ajudar a investir um pouco mais na educação do seu filho.


Mas quais são estas habilidades?


Segundo a ONU existem 10 habilidades que precisam ser desenvolvidas para se bem sucedido num futuro próximo.


Mas, nós ainda te damos mais 5 habilidades extras que podem ser exploradas e incentivadas ao longo da vida para que seu filho tenham um futuro brilhante!


Então vamos lá!


1. Solução complexa de problemas


Esta é uma habilidade não só de cunho profissional mas pessoal também, visto que enfrentaremos problemas durante toda a vida. Então, ter a habilidade de encontrar soluções para problemas complexos é sem dúvida uma habilidade para o futuro.

Uma dica para exercitar esta habilidade é começar a encarar alguns problemas que persistem na sua vida e tentar solucioná-los.


2. Pensamento crítico


A pesar da tecnologia esta fortemente presente na nossa vida, ela ainda não é capaz de tomar certas decisões e para tomarmos a decisão correta precisamos analisar as possíveis alternativas que podemos tomar por meio da lógica e do raciocínio.


3. Criatividade


Esta sem dúvida na minha opinião é umas das mais importantes habilidades para o futuro, visto que esta habilidade está diretamente relacionadas com a imaginação e a curiosidade e que a tecnologia ainda não é capaz de desenvolver estas habilidades. E assim precisamos ter soluções criativas para driblar os problemas.


4. Gestão de pessoas


Trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil, visto que é preciso ser capaz de gerenciar, motivar e delegar pessoas para se obter bons resultados em uma empresa por exemplo. Atualmente, este é um ponto muito importante dentro do mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança e voltados para as mídias a fim de facilitar comunicação.


5. Coordenação com os outros


Esta também é uma habilidade que não pode ser desenvolvida através da tecnologia.

Coordenar , interagir e negociar com colegas de trabalho, nos dá o poder de ajustar as situações baseado na opinião coletiva. Essencialmente, ser um forte jogador dentro da equipe é algo que vai levar você para a próxima geração de profissionais capacitados.


6. Inteligência emocional


Ser capaz de saber lidar com seus sentimentos e ambientes nos dá a capacidade de nos conhecer melhor e lidas com nosso autocontrole e gerenciar melhor nossas emoções. Além disso, nos permite tomar decisões pessoais que alcançam resultados positivos, bem como saber lidar com diferentes personalidades.


7. Julgamento e tomada de decisão


Esta é a habilidade de ter a capacidade de analisar dados e tomar decisões baseadas nessas análises. Hoje existem inúmeros cursos voltados para estas questões.


8. Orientação para o serviço


A orientação para serviços se refere a ter habilidades na procurar de maneiras de ajudar as pessoas em focar nos consumidores e antecipar quais serão suas necessidades futuras, ou seja, você precisa pensar como o cliente e o que ele precisará para a partir disso criar soluções para seus problemas.


9. Negociação


Mesmo com tanta tecnologia, dificilmente haverá uma que seja capaz de negociar. Esta é uma habilidade humana. Esta habilidade interpessoal é muito importante para as empresas e principalmente na área de vendas.


10. Flexibilidade cognitiva


Esta habilidade sem dúvida é sinônimo de ser multitarefa, na qual somos capazes de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. Esta habilidade é reflexo do mundo acelerado que vivemos atualmente.


5 Dicas extras para as habilidades do Futuro


Adaptabilidade


Ter a capacidade de se adaptar as diversas circunstâncias da vida pessoal e profissional é uma habilidade que tem sido bem vista pelo mercado de trabalho.

Por isso aí vai uma dica: Se permita viver o diferente. Abra seu leque de possibilidades. Se permita sair um pouco da sua zona de conforto, isso com certeza te faz de mais adaptável.


Iniciativa e empreendedorismo


Aquela velha frase "Pensar fora da caixa" está super na moda e vale muito a pena refletir sobre ela quando falamos das habilidades do futuro. Criar algo novo e ter a capacidade de ser autossuficiente, sendo capaz de gerir projetos e departamentos tem sido bem visto pelo mercado de trabalho.


Inteligência social


Esta habilidade se refere a ter a capacidade de se conectar profunda e diretamente com outras pessoas. De maneira que a conexão seja tão profunda que você seja capaz de estimular reações e interações que deseja. Essas habilidades sociais pode te colocar no caminho para o sucesso.


Expertise em mídia e programação


Expertise em mídia e programação se refere à capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mídia ou conteúdo que pode se comunicar com um público por meio da persuasão. Essas habilidades estão muito em alta visto o poder da internet e das mídias digitais.


Colaboração virtual


Atualmente, é muito comum reuniões através de vídeo conferências. E cada vez mais, as empresas tem realizado estas práticas permitindo que pessoas de diferentes locais trabalhem juntas. Então, se você se sair bem neste tipo de comunicação, está impulsionando seu engajamento e aumentando sua produtividade.


Caso não tenha percebido, todas as habilidades citadas aqui são extremamente humanas, que muito dificilmente poderão ser substituídas pela tecnologias. Então, a palavra de chave para as habilidades do futuro é HUMANIZAÇÃO.


Sem essas habilidades muito provavelmente os futuros profissionais estarão fadados ao fracasso profissional num futuro muito próximo.


Que tal começar a desenvolvê-las hoje mesmo?


Agora que você conhece as habilidades do futuro, busque atividade e incentive essas habilidades com seu filho.


Sem dúvida essas habilidades ele dificilmente irá aprender no currículo escolar. Então, busque escolas que tenha em vista o desenvolvimento de pelo menos algumas dessas habilidades. As demais você pode trabalhar em casa mesmo.


Esperamos que tenham gostado




Equipe GoClass

©2018 by GoClass.