Dicas de como economizar na compra do material escolar


Fonte: Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/economizar-dinheiro_760717.htm#term=economizar&page=1&position=2

Olá,


Todos sabem que no início do ano tem muitas contas extras para pagar (IPTU, IPVA...), além de livros escolares e material escolar. A GoClass preocupada com a saúde financeira de todos, resolveu trazer algumas dicas de como minimizar esse impacto financeiro do início do ano.


Hoje a GoClass trouxe paras o Blog algumas dicas de como economizar na hora de comprar o material escolar.


Então vamos as dicas:


1. Vamos reaproveitar?


Aproveite o momento de férias e veja o que é exigida na lista de material que o seu filho já tem. Por exemplo, as canetinhas, os lápis de cor que seu estudante já tem. Também aproveite e veja se algum parente ou amigo possui algum dos livros solicitados (paradidáticos e livros de consulta). Mas lembre-se que se o livro possui muitas atividades não vale a pena reaproveitar. Existem ainda algumas feiras de livros usados, de repente vale a pena verificar!


Esta não é apenas uma prática econômica, mas também ecológica. Você já parou para pensar quantos livros são jogados fora todos os anos? Vale a pena repensar e ensinar nossos filho também.


A prática de reaproveitamento de livros tem sido praticada nas escolas públicas, os quais eles são usados por 4 anos até serem substituídos.


Que tal experimentar esta economia? Seu bolso agradece.


2. Pesquise:

Aquela velha e boa dica: sempre pesquise antes de comorar.


Vá em vários estabelecimentos e pesquise o preço dos materiais solicitados. De repente, opte por fazer as compras em mais de um lugar, caso os valores menores estejam em mais de um estabelecimento.


Sabemos que os jovens e crianças vão querer os mais bonitos e enfeitados, mas opte por materiais sem logo marcar e sem personagens, pois geralmente estes são mais caros devido as licenças que precisam ser pagas. Fique atento!


3. Compras coletivas

Muitas lojas oferecem descontos para compras em grande quantidade. Então, que tal reunir um grupo de pais para fazer as compras de material escolar? Todos saem ganhando, além de oferecer uma ótima oportunidade para você conhecer mais a família dos coleguinhas do seu filho.


Experimente, pode valer bastante a pena!


4. Peça a nota fiscal

Sempre solicite a nota fiscal, pois somente desta forma , a mercadoria poderá ser trocada ou devolvida caso ocorra algum problema. E lembre-se em caso de problemas com a mercadoria é necessário apresentar a nota fiscal. O Código de Defesa do Consumidor fala que os prazos para reclamar de alguma mercadoria são de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis.


5. Entregar o material em parcelas para a escola

Existem alguns estados que possuem leis que permitem aos pais que o material seja entregue a escola de forma parcial. Esta é uma forma que ameniza o impacto financeiro no orçamento dos pais de alunos, com relação aos materiais que só serão utilizados em períodos futuros, conforme plano de execução a ser fornecido pela escola.


Também é super importante lembrar de não comprar nada em excesso! Evite desperdício financeiro.


Vale ressaltar que devemos ficar de olho nos materiais que não podem ser solicitados pelas escolas. Caso você não saiba, já preparamos um post sobre isso.


Estes materiais estão citados Lei Federal nº 9.870/1999, o órgão de proteção ao consumidor listou todos os produtos, principalmente os de uso coletivo, que pais de estudantes não devem comprar para a escola.


Confere lá: https://www.goclassbrasil.com/blog/o-que-n%C3%A3o-pode-ser-exigido-na-lista-de-material-escolar


Esperamos que você consiga economizar na hora da compra do material escolar do seu filho!



Equipe GoClass

©2018 by GoClass.