Dia Mundial das florestas - 21 de março


https://www.freepik.com/free-photo/poplar-forest-fuente-vaqueros-granada-andalusia-spain_2788700.htm

Olá,

hoje o nosso post é em homenagem as nossas florestas. E para isso foi reservado um dia no ano falarmos importância delas na nossas vidas. Por causa da sua importância, em 1971 foi criado o Dia Mundial das Florestas, ou Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março. o Dia Mundial das Florestas, ou Dia Internacional das Florestas, que é comemorado em 21 de março.


Qual a Importância Das Florestas?


As florestas são um bem incalculável e uma das maiores riquezas dos nosso planeta. A sua importância vai para além do bem estar que uma área verde pode causar. As florestas possuem um fonte imensa de biodiversidade tanto animal quanto vegetal, além de diminuir o dióxido de carbono do ar, torna mais agradável o clima, protege o solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos.


Além disso, nas florestas é possível realizar o extrativismo em diversas árvores gerando renda e emprego para muitas famílias.


Florestas e árvores quando bem gerenciadas também fornecem habitat, alimentos e proteção para muitas plantas e animais ajudando a manter e aumentar a biodiversidade.


De acordo com a ONU, 31% do território do nosso planeta é recoberto por Florestas e mais de 60% do território brasileiro é coberto por essa, no entanto este dado já pode ser um pouco diferente por causa do desmatamento que vem aumentando a cada dia para dar lugar a agropecuária ou para desmatamento ilegal para exploração de madeira, mesmo sendo considerado crime.


Com a diminuição das florestas, toda a biodiversidade relacionada também é destruída. Mas além disso, pode haver alterações climáticas devido a mudança no regime de chuvas.


É importante também lembrarmos que a presença das árvores nas áreas urbanas é capaz de refrescar o ambiente em até 8 graus Celsius. Impressionante não é?


Mas você também sabia que a poluição sonora também pode ser amenizada com a presença de árvores nas cidades?


Isso mesmo!


As árvores urbanas são excelentes para a redução da poluição sonora também pois funcionam como uma espécie de barreiras do som.


Diante de tamanha importância é preciso ter um dia para repensarmos e valorizarmos as nossas florestas. E no Dia Mundial das florestas várias ações são realizadas ao redor do globo com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as áreas florestais, visto que estas possuem uma imensa importância para todos os seres vivos e por isso deve ser preservada e cuidada.


Apesar de as florestas serem bastante lembradas apenas no quesito preservação da biodiversidade é importante salientar que as florestas também fazem parte de muitos aspectos do desenvolvimento humano


Espaços urbanos mais verdes promovem uma vida mais agradável e saudável para seus moradores.


A nossa Floresta: Mata Atlântica


Agora que você já sabe mais um pouco da importância que é preservar uma floresta, falaremos um pouco da floresta que é bioma da região onde vivemos: A Mata Atlantica.


A Mata Atlântica é o nome popular dado à floresta tropical característica da região litorânea do Brasil, se estendendo do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.


Originalmente esse Bioma ocupava uma área de 1.300.000 km², presente em 17 estados (PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RJ, MG, GO, MS, SP, PR, SC, RS).


No entanto, apesar da importância e de ocupar boa parte do nosso litoral, atualmente sua área fica em torno de 6 a 8% da original, devido a


A Mata Atlântica possui uma de outros ecossistemas associados, dentre eles manguezal, restinga, campos de altitude, e brejos interioranos. Essa variedade é resultado das variações climáticas e de relevo em que está distribuída a Mata Atlântica.


Os tipos climáticos da Mata Atlântica são bastante variados, e vão do quentes e úmidos ao moderadamente frios.


A riqueza de fauna e flora da mata atlântica é extremamente variada. A Flora da Mata

Atlântica possui uma grande riqueza de espécies como os ipês (árvores símbolo nacional), jabuticabeiras, palmito-juçara, begônias, além de diversas ervas, gramíneas, musgos entre outras.


A Mata Atlântica ainda apresenta espécies endêmicas, que só ocorrem neste tipo de bioma, como por exemplo pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifólia), pau-brasil (Caesalpinia echinata), jequitibá (Cariniana ianeirensis) e Eugenia itacarensis.


Assim como a flora, a fauna endêmica da Mata Atlântica é riquíssima possuindo espécies como a onça pintada, onça parda, cateto, papagaios, corujas, queixada, anta e muitos outros.


A quantidade de espécies endêmicas da Mata Atlântica é enorme. No entanto, devido a fragmentação deste bioma a situação dessa alta biodiversidade é extremamente grave, pois a há um grande quantidade de espécies endêmicas deste bioma ameaçados de extinção.


Entre os animais endêmicos desse bioma e ameaçados de extinção estão os primatas, muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) e muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), o papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), a lagartixa-da-areia (Liolaemus lutzae), a jiboia-de-cropan (Corallus cropanii) e a tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)que inclusive virou símbolo na luta pela preservação da fauna brasileira.


A destruição da Mata Atlântica faz parte do histórico econômica do Brasil, principalmente o plantio de cana de açúcar.


E apesar de alguns trechos serem considerados regiões áreas de preservação ambiental, esse bioma ainda sofre com o desmatamento.


Por isso hoje nosso recado é para que todos tenhamos mais consciência da importância que as florestas tem na vida de cada ser vivo.


E a GoClass gostaria de comemorar o Dia Mundial das Florestas passando este recado de preservação das nossas florestas!


Até a próxima




Equipe GoClass