Dia Mundial da Água - 22 de Março


Fonte:https://www.freepik.com/premium-photo/water-splash-with-bubbles-air-isolated-white-background_3588803.htm

Olá ,


Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água. Nas escolas comumente esta data é bastante comemorada com intuito de mostrar não só para as crianças, mas para as famílias a importância deste líquido tão precioso.


A data foi escolhida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992 e deste então é comemorada anualmente.


Na ocasião foi formulada e divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, a qual apresenta vários pontos dando importância para a preservação dos recursos hídricos, tais como:


Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.


Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.


Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.


Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.


Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.


Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.


Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.


Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.


Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.


Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Esta data passou a ser comemorada com o intuito de é promover conscientização a importância da água para todos os seres vivos. Bem como incentivar o uso consciente da água, de forma mais sustentável a fim de evitar maior poluição e promover a conservação do ecossistema aquático.


Por que a água é tão importante?


1. Nosso corpo é composto por cerca de 70 a 80% de água.


2. Precisamos ingerir, no mínimo 2L de água por dia.


3. Precisamos de cerca de 40L de água por dia para atividades como tomar banho e cozinhar


3. Nosso planeta possui 70% da sua superfície coberta por água. No entanto, cerca de 97% dela é água salgada dos mares e oceanos, restando cerca de 3% de água doce (dos rios), onde apenas 0,01% é considerada apropriada para consumo.


A água, portanto, faz parte do nosso dia-a-dia, sendo elemento essencial para todos os seres vivos do planeta pois colabora com a manutenção da biodiversidade.


O que podemos fazer para preservar a água?


Como vimos a água possui tamanha importância na vida das pessoas, o que reforça a necessidade de preservar esse bem tão valioso.


Podemos ter atitudes muito simples, mas essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta:


- Consciência ecológica e ambiental (não jogar lixos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo, dentre outros).


- Uso consciente e sustentável dos recursos hídricos (racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros).


- Não jogar lixo nos rios, mares e oceanos com objetivo de preservação das águas.


- Criação de políticas públicas a fim de melhorar o gerenciamento e gestão dos recursos hídricos.


Pois é, e mesmo tão necessária a água limpa está ficando cada dia mais escassa. Por isso, é preciso cuidar e preservar o que nos resta.


Por isso, nós da GoClass salientamos a importância de cuidar e preservar esse bem tão valioso.


A água é o veículo da natureza.” (Leonardo da Vinci)


Até a próxima




Equipe GoClass