Dia a Dia da matemática nas férias


Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-em-casa_3626057.htm#term=divers%C3%A3o&page=1&position=10

Neste período de férias sabemos o quanto nossos filhos querem deixar para lá os estudos para porque estão de férias e querem descansar, mas você pode fazê-lo praticar conteúdos de qualquer disciplina de forma bastante lúdica e que eles nem sintam que estão estudando.


Por isso, o Post de hoje da GoClass é para trazer de maneira contextualizada algumas atividades que você pode fazer com seu filho para que ele aprenda ou revise conteúdos de matemática sem nem perceber!


Massa né!


Então vamos lá!


Conferindo o troco


Que tal levar seus filhos para fazer alguma compra ?


Esta pode ser uma ótima oportunidade para exercitar algumas continhas da matemática.


Pode ser no supermercado ou na padaria próxima da sua casa mesmo.


Faça assim: Dê dinheiro a mais para ele e solicite que ele pague e calcule o quanto será o troco, antes que ele pague. Caso esteja incorreto não corrija, espere que ele verifique o valor correto pela pessoa do caixa e solicite que ele reflita onde errou.


Este é um excelente exercício não só de matemática mas de educação financeira e caso seu filho erre também será um exercício muito rico psicologicamente para ele também!


Temos um post sobre como os erros nos ensinam. Confere lá: https://www.goclassbrasil.com/blog/voc%C3%AA-deixa-seu-filho-errartroco.


Apesar de parecer besteira muitos alunos possuem bastante dificuldade em contas simples de soma e subtração.


Conhecendo as medidas cozinhando


Cozinhar com seu filho pode ser uma ótima atividade em família, além disso aproveite para ensinar algumas coisas da matemática como conversão de medidas, além de ensina-los a a diferença entre as unidades que utilizamos para cada ingrediente (ex: kg, L, g, mL...). Legal e útil né!


Ainda pensamos em uma receita bem facinha para você introduzir a culinários com os pequenos.


BOLO DE CANECA INGREDIENTES:

1 ovo pequeno

4 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50%

4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

4 colheres (sopa) rasas de açúcar 1 colher (café) rasa de fermento em pó


MODO DE PREPARO:

1. Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata bem com um garfo.

2. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate, e bata mais.

3. Coloque a farinha de trigo e o fermento, e misture delicadamente até encorpar.

4. Leve ao forno micro-ondas por 3 minutos em potência alta. Dica: A caneca deve ter capacidade mínima de 300 ml. A massa crua é mais mole que um bolo normal, mas não aumente a farinha, senão o bolo ficará duro. Pode ser servido quente, com caldas, coberturas, castanhas, sorvete e o que mais a imaginação quiser. Convide um amigo(a) ou quem você quiser para fazer a receita e depois saboreá-la.


Geometria no dia a dia


Estimule seu filho a observar as formas geométricas dos objetos no dia a dia. Que tal avaliar as formas geométricas dos objetos que você tem em casa.


De uma regra ou fita méetrica e peça que ele escolha alguns objetos. Solicite que ele meça os lados dos objetos e calcule o perímetro de algumas destas formas! São continhas bem simples (de soma) e ainda separamos uma colinha para você fazer com ele!



Fonte: https://www.todamateria.com.br/perimetros-de-figuras-planas/

Não deixe que a geometria seja uma martírio para seu filho. Incentive ele a curtir as formas geométricas de uma forma mais contextualizada.


Comece pelo perímetro depois peça para calcular a área! Quando participamos mais ativamente das atividades de aprendizado dos nossos filhos, ele aprendem melhor! Seja exemplo!


Fração


Aproveite o gancho das formas geométricas e peça ou faça uma pizza, esta pode ser uma excelente oportunidade para incentivar seu filho a aprender fração.


Por exemplo, corte a pizza ao meio e escreve num papel mostrando que você tinha 1 inteiro e este inteiro foi dividido em duas partes.


Então desta forma, ele conseguirá entender o motivo de ser 1/2. Pronto agora pratique outras fração usando o mesmo princípio. Não precisa ser necessariamente com uma pizza, pode ser com um simples pedaço de papel, é que com uma pizza fica mais gostoso aprender!


Esta atividade além de educativa é deliciosa!


Haaa e para vocês praticarem mais selecionamos um dominó diferente! O dominó das frações! É só salvar as imagens abaixo imprimir, cortar e se divertir!



fonte: https://www.ebah.com.br/content/ABAAABYXwAK/domino-fracoes-copia

Lembre-se que uma das palavras chave para o aprendizado é contextualização! Quando contextualizamos qualquer assunto, ele se torna muito mais entendível para seu filho. E desta forma a sua aprendizagem terá um significado e um sentido.


Torne as férias dos seus filhos divertidas mas não esqueça de deixa-las educativas também!

Aproveite as férias para praticar com seu filho!


Esperamos que goste e aproveite!



Equipe GoClass

©2018 by GoClass.