Como identificar a melhor proposta pedagógica para seu filho?


Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/estudante-apontando-para-os-lados-com-duvidas_1205455.htm#term=escolher%20escola&page=1&position=17

Olá,


Diante do difícil dilema que é escolher uma escola para nossos filhos neste próximo ano letivo, é importante se questionar se nossa escolha de fato combina com o perfil do aluno e com a visão educacional que pretendemos para nossos filhos. Você já pensou nisso?


Pois é! Esta é uma das inúmeras variáveis que devemos levar em consideração (horários, localização, diferenciais pedagógicos, e etc).Mas talvez a variável mais importante é: SERÁ QUE O ALUNO SE IDENTIFICA COM O PERFIL PROPOSTO DA ESCOLA?


Diante disso, vale lembrar que de nada adiante você acreditar num modelo educacional para seu filho se ele não consegue acompanha-lo. Então, cabe aos pais ter a destreza de realizar esta difícil escolha de maneira sábia a fim de que tenhamos sucesso na jornada escolar dos nossos filhos.


Ok, mas para que consigamos fazer a melhor escolha precisamos entender um pouco sobre as propostas pedagógicas.


Você sabe o que é a proposta pedagógica de uma escola?


Antes de mais nada é preciso saber de onde vem as terminologias destas palavras:


Proposta vem do latim que traduzindo que dizer “posta à frente!


Pedagógica, é uma palavra derivada do grego que quer dizer “relativo a”. Traduzindo tudo temos "relativo àquilo que ensina as crianças”.


Sendo assim, podemos dizer que a proposta pedagógica é uma ação que tem como objetivo a promoção de uma aplicação didática para desenvolvimento de certos conhecimentos.


A proposta pedagógica da escola se refere a um resumo com a visão, os princípios e ideais que a equipe escolar deve praticar para que os objetivos sejam alcançado, onde devem estar inserida toda a organização escolar, visto que uma escola é um sistema social complexo.


Em resumo, a proposta pedagógica elaborada pelas escolas deve, antes de mais nada, realizar um diagnostico da comunidade em que está inserida, pois apenas desta forma será capaz de atender aos objetivos propostos. Ou seja, as atividades, conteúdos, metodologias devem todos ser linkados com o que há na proposta pedagógica que foi baseada no público alvo que irá atender.


A comunidade escolar que deve ser pensada no momentos da elaboração desta proposta se refere aos alunos, os pais e a comunidade a volta, além de funcionários e gestores da escola.


Com a proposta definida a equipe precisa alinhar as metodologias e as práticas pedagógicas para que os objetivos pretendidos sejam alcançados. É muito comum encontrar escolas que possuem propostas pedagógicas mas não conseguem atingir os objetivos pois não há alinhamento com os profissionais envolvidos.


Em resumo, a proposta pedagógica define e reflete a identidade da instituição, a forma como esta se relacionará com a comunidade em que se insere bem como o público que pretende atender. Caso tenham interesse em conhecer este documentos, todas as escolas possuem o PPP (Plano Político Pedagógico), onde todas as informações relevantes e importantes sobre organização e trabalho, diagnostico da comunidade local e escolar estão listados com objetivo de direcionar melhor o ensino baseado na proposta pedagógica da escola. Este documento deve ser revisado anualmente!


Solicite ao gestor da escola o PPP para que você possa conhecer um pouco mais sobre as intenções educacionais que a escola pretende! Por que preciso saber qual a proposta pedagógica da escola?


Primeiro que nós como pais queremos sempre escolher o melhor para nossos filhos e segundo que é lei! Está descrito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação conforme artigo 12, 13 e 14:


Artigo 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica; VI – informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica. Artigo 13. Os docentes incumbir-se-ão de: I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Artigo 14. Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.


As propostas pedagógicas quase sempre tem uma linha pedagógica predominante. Desta forma, existem vários tipos de pedagogias a serem empregadas. E se você não sabe as principais, a GoClass fez um levantamento para que você possa entender melhor.

Dá uma olhada em: https://www.goclassbrasil.com/blog/tipos-de-linhas-pedag%C3%B3gicas-das-escolas


Quais requisitos devo levar em consideração para a escolha da escola certa?


Os pais precisam ter uma visão muito bem definida sobre como querem educar os filhos. Se os pais preferem uma educação mais rígida e padronizada, voltada para vestibulares e ENEM provavelmente devem optar pela escola cuja a linha pedagógica seja mais tradicional. Apesar de ser uma das mais antigas linhas pedagógicas, a linha tradicional comumente tem sido a principal escolha dos pais.


Caso os pais queiram que seu filho seja um jovem e adulto mais crítico com mais autonomia para construir o próprio conhecimento, existem outras vertentes interessantes como escolas construtivistas, socio interacionistas, com metodologia Montessori ou Waldorf.


Os pais tendem a escolher a escola baseado na proposta que acreditam que refletem sua forma de ver o mundo. No entanto, no contexto geral outras preocupações vem a tona.

Ao conhecer bem estas metodologias você pode avaliar não só a que combina com o estilo de educação que você deseja para seu filho, mas a que melhor combina com ele também. De modo que, a individualidade dele seja respeitada, bem como o repeito a maneira única de cada indivíduo em aprender!


Por exemplo, existem crianças e jovens que só funcionam com pressão, e a existência de uma semana avaliativa como a semana de provas parece fazer estes estudantes funcionarem melhor (como é o caso das escolas tradicionais) do que escolas com avaliação continuada.


Se o estudante não fica confortável sob pressão de repente propostas que proporcionam mais liberdade podem ser a melhor alternativa (como metodologias construtivistas, sociointeracionistas...)


Estas metodologias geralmente apresentma grande liberdade para que o aluno construa este conhecimento. Mas apesar de parecer inovador e moderno, não são todos os alunos que consegue acompanhar e ter um desenvolvimento ideal neste tipo de linha pedagógica! As vezes o aluno simplesmente responde melhor a metodologias tradicionais!


Então, nós pais e responsáveis precisamos conhecer bem nossos estudantes para que não cometamos o erro de escolher uma metodologia que não combina com o perfil do nosso estudante!


Também é preciso conhecer bem a escola tirando como base a experiência de outros alunos e outros pais, conversar com a coordenadora, observar o tipo de material utilizado e acompanhar a vida escolar do filho visto que, a proposta da escola pode não condizer com a realidade e do dia a dia da escola.


Vale lembrar que dificilmente uma escola terá uma única linha pedagógica. Geralmente estas linhas acabam se misturando de acordo com a metodologia que é empregada.


Além disso, não existe melhor ou pior escola. Nem o que é certo ou errado. O que existe é o que faz mais sentido para você e sua família e o que melhor combina com seus valor pessoais e dinâmica do dia a dia.


Para que realmente funcione você precisa confiar na escola, no método, nos professores, na organização e principalmente, no seu filho e em você, vai dar tudo certo!


Esperamos que este post tenha te ajudado a clarear qual a melhor opção para seu filho!



Equipe GoClass

©2018 by GoClass.