Como fazer um bom texto dissertativo argumentativo?


Você é um bom redator de textos dissertativos argumentativos? Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/05/14/1125022/confiante-hora-escrever.html

A maioria dos vestibulares e concursos são cobrados que as produções textuais sejam dissertativas argumentativas. No entanto, muitos estudantes têm bastante dúvidas de como preparar um bom texto. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse tipo de texto é solicitado aos alunos, cujo tema geralmente giram em torno de ordem social, científica, cultural ou política.


Além da terminologia texto dissertativo argumentativo, podemos encontrar outros nomes para este tipo de texto, especialmente em vestibulares e concurso, pode ser chamado de “texto dissertativo” ou “texto argumentativo”, mas todos se referem a esse mesmo padrão de texto que mencionamos nesse post.


Por isso, este Post é para que os estudantes sejam capazes de produzir um ótimo bom texto dissertativo argumentativo.


Mas antes de mais nada é preciso entender o que é e como é formado um texto dissertativo-argumentativo.


Então vamos lá!


O que é um texto dissertativo argumentativo?


O Texto Dissertativo-Argumentativo é um dos tipos de gêneros textuais, o qual tem como característica principal a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O redator do texto defende um ponto de vista através de argumentos, de fatos, de dados, que servirão no intuito de justificar as ideias que são defendidas.


Geralmente os textos dissertativo-argumentativos possuem três características básicas:


- Exposição dos argumentos de defesa ou oposição a uma ideia

- Análise crítica do texto

- Defesa de um ponto de vista


Visto que, no texto dissertativo argumentativo são defendidos argumentos, é preciso conhecer os tipos de argumentos que existem e seus artifícios, até para que você possa defendê-los.


Tipos de argumento


– Argumento que se baseia em conhecimentos de especialistas da área, dando credibilidade ao que é arguido.


– Argumento de consenso que se baseia em uma opinião geral que comumente todos concordam, ou seja, há um consenso acerca de uma temática, sem necessariamente precisar da opinião de um especialista ou de uma fonte de confiança. Por exemplo, todo ser humano precisa de saúde e educação.


– Argumento de Experiência ou Observação, que é pautado na documentação com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade através da observação de fatos e conclusões baseadas em uma experiência vivida.


– Argumento lógico se baseia em operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, causa e consequência que permite que se chegasse a uma conclusão.

Qualquer um desses tipos de argumentos citados pode ser utilizado na construção de um texto dissertativo-argumentativo.


Além desses, existem outros recursos relativos a argumentos que são interessantes de se conhecer para que seu texto tenha mais consistência.


Operadores Argumentativos


Operadores argumentativos são responsáveis pela coesão do texto, são palavras que têm como função de introduzir vários tipos de enunciados e orientam o receptor para as conclusões sobre o assunto. Desta forma, os operadores argumentativos funcionam para

Reforçar, exemplificar, comparar, reafirmar, retificar, apresentar , enumerar e confrontar argumentos.


Como podemos desenvolver um bom argumento?


Para que seus argumentos rendam um bom texto dissertativo argumentativo é preciso Enumerá-los, confrontá-los, exemplifica-los, indicar causas e efeitos, motivos e consequências. Para isto acontecer os conetivos são de extrema importância, não só para criar um bom argumento, bem como para produção de um bom texto.


- Conectivos: Os conectivos tem como função ligar termos das orações e não desenvolvem função sintática. Ao usar os conectivos , ou seja, as conjunções corretas você será capaz de escrever para que o leitor compreenda de maneira adequada a ideia que você quer passar no desenvolvimento do seu texto dissertativo-argumentativo.


Como deve ser a estrutura de uma texto dissertativo argumentativo?


O texto dissertativo-argumentativo segue o padrão que qualquer outro modelos de produção de texto, ou seja, deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.


Introdução


Na introdução, bem como o nome diz, deve-se dar uma ideia do tema afim de situar o leitor, sendo apresentado o tema ou o problema. Esta parte deve corresponder a cerca de 25% do texto, equivalente há um parágrafo.


Desenvolvimento


Neste tópico é interessante que o autor desenvolva as ideias e defenda os argumentos que elegeu importantes para seu texto. Esta porção do texto deve ser equivalente a 50% de todo o texto, equivalente a 2 parágrafos .


Conclusão


Na conclusão deve ser dado uma solução para o problema que foi levantando na introdução., ou ainda uma síntese da temática abordada de forma que seja expresso o resultado do que foi apresentado. Esta porção do texto deve compreender o restante dos 100% com texto com 25%, ou seja mais um parágrafo.



Dicas de como fazer um bom texto dissertativo argumentativo


Alguns pontos que citaremos abaixo irão te dar total suporte para deixar seu texto dissertativo-argumentativo com cara de profissional da produção textual.


1. Escreva gramaticalmente correto.


2. Conheça bastante o tema antes de escrever sobre ele. Para isso leia bastante


3. Formule ideias e tópicos sobre o tema abordado


4. Liste as ideias que você tem acerca do tema e Exposição das ideias


5. Elabore bem seu texto mas seja sintético


6. Cuidado com o "achismo". Neste tipo de texto não é aconselhável colocar um posicionamento pessoal.


7. Desenvolva seu argumentos baseados nos tipos de argumentos que apresentamos acima


Planeje seu texto


Ao se apropriar do tema, elabore tópicos que te ajudem a escrever posteriormente. Esse roteiro- planejamento te ajudará a organizar melhor suas ideias de maneira estratégica.


Desta forma você será capaz de produzir um texto de ótima qualidade e alcançar o objetivo proposto. É importantíssimo que não esqueçamos da coerência (significação do texto) e coesão (mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto) entre as ideias e argumentos propostos no nosso planejamento.


Agora é só por em prática o que você aprendeu para arrasar na sua produção textual.


Esperamos que este conteúdo te ajude a escrever um bom texto dissertativo argumentativo


Mas, não esqueça só escreve bem que lê bastante!


Equipe GoClass

©2018 by GoClass.