Como fazer um bom texto dissertativo argumentativo?


Você é um bom redator de textos dissertativos argumentativos? Fonte: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/05/14/1125022/confiante-hora-escrever.html

A maioria dos vestibulares e concursos são cobrados que as produções textuais sejam dissertativas argumentativas. No entanto, muitos estudantes têm bastante dúvidas de como preparar um bom texto. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse tipo de texto é solicitado aos alunos, cujo tema geralmente giram em torno de ordem social, científica, cultural ou política.


Além da terminologia texto dissertativo argumentativo, podemos encontrar outros nomes para este tipo de texto, especialmente em vestibulares e concurso, pode ser chamado de “texto dissertativo” ou “texto argumentativo”, mas todos se referem a esse mesmo padrão de texto que mencionamos nesse post.


Por isso, este Post é para que os estudantes sejam capazes de produzir um ótimo bom texto dissertativo argumentativo.


Mas antes de mais nada é preciso entender o que é e como é formado um texto dissertativo-argumentativo.


Então vamos lá!


O que é um texto dissertativo argumentativo?


O Texto Dissertativo-Argumentativo é um dos tipos de gêneros textuais, o qual tem como característica principal a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O redator do texto defende um ponto de vista através de argumentos, de fatos, de dados, que servirão no intuito de justificar as ideias que são defendidas.