Como criar uma rotina de estudos para o seu filho


Acompanhando centenas de alunos em nossos cursos de nivelamento escolar na GoClass, percebemos um ponto em comum entre cerca de 90% dos nossos alunos com dificuldades na escola: A falta de um planejamento de estudos. Percebemos então que os pequenos, por mais organizados que fossem (e sabemos que a maioria não é, rsrsrs) não conseguem desenvolver um planejamento sem a ajuda de um adulto. Os pais são responsáveis não só por escolher a melhor escola ou investir em cursos extracurriculares, mas também por organizar o dia a dia da criança. Por que então que a rotina em casa passa tão despercebido assim, a ponto de uma porcentagem tão pequena de alunos terem uma organização adequada? O fato é que por diversos motivos o planejamento não é realizado, entre eles:- Falta de tempo dos pais e responsáveis- Falta de conhecimento sobre rotina de estudos- Falta de conhecimento sobre a necessidade Pensando em todos os pais, mães e responsáveis que não sabem por onde começar, resolvemos criar um passo a passo para desenvolver o planejamento. Vamos lá? Para desenvolver um plano de estudos adequado, separamos o procedimento em alguns passos:Passo 1: Definindo Metas e Submetas Passo 2: Definindo a Rotina Semanal Parcial (RSP)Passo 3: Definindo o Tempo de Estudo Diário (TED)Passo 4: Analisando necessidades e definindo a Rotina Semanal Final (RSF)Passo 5: Colocando em prática e utilizando o "Dia do Planejamento"Passo 6: Dicas extras para melhorar a rotina de estudos Antes de tudo, você vai precisar utilizar o Excel ou qualquer app de criação de planilhas. Se você não está familiarizado, não se preocupe! É bem fácil, e mostrarei no passo a passo. Além disso, vou disponibilizar também um modelo já pronto, para baixar, ok?

Como desenvolver um Plano de estudos para seu filho, passo a passo:

Passo 1: Definindo Metas e Submetas

Se para adultos é difícil manter uma rotina de estudos, imagine o quanto pode ser "sacrificante" para algumas crianças e adolescentes.Por isso precisamos criar motivações para contribuir com o cumprimento da rotina de estudos.Para definir as metas e submetas, responda as perguntas:1- O que você deseja alcançar com a rotina de estudos? Exemplo: Aprovação por média em todas as disciplinas.2- O que é necessário fazer para alcançar o desejo acima? Exemplo: Não deixar o conteúdo de matemática acumular. Uma motivação maior que só pode ser realizada no final do ano (como passar por média), deve ser sempre acompanhada por metas menores. A criação de metas menores ou submetas torna a rotina menos cansativa. Ao alcançarmos inúmeras vezes a submeta chegamos mais próximos da meta maior.Siga as dicas abaixo:Dica 1: Coloque a meta e submeta acima do seu quadro de rotina semanal, em cor chamativa.Dica 2: Imprima suas metas e coloque em um lugar visível. Tanto a criança quanto seus responsáveis devem ser motivados visualmente.


Passo 2: Definindo a Rotina Semanal Parcial (RSP)

Para definir a rotina semanal é necessário criar o quadro com os dias da semana e intervalos de tempo (que será colocado logo abaixo das metas e objetivos).No quadro coloque na horizontal os dias da semana de