Cine Ciências: Desenhos animados para entender mais sobre Ciências


Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-do-cinema_781647.htm#term=cinema&page=1&position=18

Olá,


As férias já estão aí!


E os pais já começam a se perguntar o que irão fazer com as crianças de férias!


Então aí vai uma dica muito legal, econômica e educativa de como estudar ciências de maneira divertida com seu filho!


Os filmes podem ser considerados materiais importantes no processo de ensino-aprendizagem por estimular o pensamento crítico e auxiliar no processo cognitivo.

Com o passar do tempo, os desenhos animados passaram a ser vistos de forma mais abrangente e retratam questões sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ditar comportamentos e proporcionar o entretenimento.


Se você e seus filhos já assistiram a lista de filmes que iremos mostrar aqui...não tem problema!


Aproveite e assista agora observando os detalhes que comentamos aqui! Lembre-se que nunca é tarde para aprender!


Tire este tempinho para incentivar a observação e aguçar a curiosidade observando os detalhes destes filmes com seus pequenos!


Então vamos lá


Bee Movie



Fonte: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-969310422-dvd-bee-movie-lacrado-original-_JM



Sinopse do filme: Barry B. Benson é uma abelha recém formada que sonha com um emprego na fábrica Honex, onde poderá produzir mel e todas as abelhas da colmeia trabalham. Então, Barry resolve se aventurar fora da colmeia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando, então conhece Vanessa Bloome , uma florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente como um humano. Logo, eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém, Barry descobre que os humanos podem comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.


Neste filme, podem ser trabalhados alguns conteúdos bem importantes de ciências. Por exemplo a importância dos insetos (especialmente das abelhas) no processo de polinização, bem como, a importância deste processo para o ecossistema como um todo. Quando as abelhas coletam o néctar para a fabricação do seu mel também coletam e pólen que é disseminado no ambiente e fecunda outras plantas e assim acontece a reprodução das plantas.


Além disso, podem ser observadas as relações ecológicas como a sociedade das abelhas, bem como a divisão de tarefas entre as diferentes castas, existente neste grupo de insetos.


Este filme também mostra o que comumente os livros de ciências não abordam quando se fala em ecologia: que o ser humano também é parte integrante e importante para que todo o ecossistema funcione adequadamente. Ou seja, o homem como parte integrante da natureza.


Vida de Inseto



Fonte: https://itunes.apple.com/br/movie/vida-de-inseto-dublado/id486070053

Sinopse do filme: Flik é uma formiga cheia de ideias e sempre causa problemas na sua colônia. Seu último acidente foi destruir os alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, e quando encontra um bando de insetos voadores, ele acredita que encontrou a sua salvação.


Vida de inseto é um filme bem legal para trabalhar o Filo Arthropoda, na qual está inserida a Classe Insecta. Esta é a classe do Reino animal qual diversa, ou seja que possui o maior número de espécies na natureza! E neste filme podemos observar vários grupos de insetos (Borboleta, gafanhoto, besouro, formiga, joaninhas...) e também de outros artrópodes como as aranhas, por exemplo.


Além disso, podemos abordar as relações ecológicas intraespecíficas ao observar o formigueiro que se refere a uma sociedade, na qual as formigas estão divididas em castas e cada casta possui um papel diferente dentro do formigueiro.


Também é possível observar e aprender um pouco sobre a metamorfose dos insetos, especialmente das borboletas (as quais possuem metamorfose completa, passando pelos estágio de ovo, larvar, pupa e adulto).


Procurando Nemo



Fonte: https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwit-Jbhza_fAhWCD5AKHXqSCO8Qjxx6BAgBEAI&url=https%3A%2F%2Fwww.livrariacultura.com.br%2Fp%2Ffilmes%2Ffilmes%2Fanimacao%2Fprocurando-nemo-30737928&psig=AOvVaw32qhtUGZ9k_BsLEI8Gushs&ust=1545436497200466

Sinopse do filme: Procurando Nemo aborda a jornada de um peixe-palhaço chamado Marlin e seu filho Nemo, que acabam separados na Grande Barreira de Coral Australiana, quando Nemo é capturado por um mergulhador, acabando dentro do aquário do consultório de um dentista em Sidney, Austrália. Apoiado pela amizade de Dory, uma gentil, mas desmemoriada peixinha, Marlin embarca em uma perigosa jornada, enfrentando tubarões, peixes de profundezas, águas-vivas, gaivotas famintas e pelicanos e se vê como o herói de um épico esforço para salvar seu filho.


Durante o filme podemos notar a presença de uma infinidade de espécies do ecossistema marinho, refletindo a diversidade dos ambiente de corais, abissal. Desta forma, é possível observar as adaptações e características morfológicas de acordo com o ambiente que vivem.


Também é possível observar algumas relações ecológicas interespecíficas harmônica como a protocooperação entre as anêmonas e os peixes palhaços. Na protocooperação ambos os organismos envolvidos se beneficiam, mas não existe relação de dependência para sobreviver.


Além disso, alguns outros conceitos básicos de ecologia podem ser observados como indivíduo (o Nemo), população (as sardinhas), comunidade (organismos do ambiente recifal) e ecossistema (aquático).


Outro aspecto que pode ser observado no filme é em relação a poluição dos oceanos devido ao lixo depositado, bem como os impactos ambientais que acontecem com esta poluição.


O impacto que o homem, além da poluição, pode causar pode ser observado quando o Nemo é capturado por mergulhadores e quando o dentista o retira do aquário. Ambas as cenas mudaram totalmente o rumo do filme e também aconteceram devido à interferência humana na cena, denotando consequências das atitudes humanas na vida dos animais envolvidos.


Além de tudo isso, com o filme Procurando Nemo ainda é possível abordar a importância das correntes marinhas para a vida marinha, com por exemplo a migração das tartarugas em função da reprodução.


Talvez este seja um dos filmes que mais há conteúdos de ciências para serem observados!


Madagascar



Fonte: https://www.noticiasdeitauna.com.br/noticiasdiarias/admin/2015/06/24/dois-grandes-espetaculos-vao-animar-o-fim-de-semana-da-familia-itaunense-madagascar-e-frozen/


Sinopse do Filme: O leão Alex (Ben Stiller) é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e a hipopótamo Gloria (Jada Pinkett Smith), sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoo, Marty decide fugir e explorar o mundo. Ao perceberem, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Embarcados em um navio rumo à África, eles acabam na ilha de Madagascar, onde precisam encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.


Neste desenho animado pode ser abordado a diferença de habitar entre o zoológico e os animais que vivem em madagascar, bem como a abordagem de espécies endêmicas de madagascar (que vivem exclusivamente nesta região).


Além disso, a diferença entre o ambiente que vivem no zoológico com a intervenção humana em relação ao ambiente natural.


Você já tinha observado todas estas lições de ciências nestes desenhos animados ?

Legal né!?

Aproveite todos os momentinhos com seu filho para lhe ensinar algo legal. Além disso, desta forma é possível aprender de maneira contextualizada, e o aprendizado significativo prevalece por toda a vida. Além de criar laços entre você nestas férias.


Então aproveite!


Esperamos que este post ajude você a se divertir brincando com seus filhos nestas férias!



Equipe GoClass