Cine Ciências (2)


https://www.freepik.com/free-photo/clapperboard-near-tasty-popcorn_2337196.htm

Olá,


Neste finzinho de férias começa a faltar criatividade do que fazer com os filho não é mesmo.


Então, nós da GoClass trouxemos novamente uma opção super educativa e barata para esta reta final de férias.


Que tal fazer uma pipoca e assistir alguns filmes?


Sim, filmes que podem ensinar muito sobre Ciências e Biologia.


Hoje trouxemos duas opções para você ver e aprender com seus pequenos.


Vamos aos filmes...


O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida




Fonte: https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwjNiYrXgoXgAhVNHLkGHQTtBWUQjxx6BAgBEAI&url=http%3A%2F%2Fwww.adorocinema.com%2Ffilmes%2Ffilme-170530%2F&psig=AOvVaw1pajdDW8uNDtbqjLv-y6XI&ust=1548371256819399


Direção: Kyle Balda, Chris Renaud Duração: 95 minutos Ano: 2012


O filme O Lorax em Busca da Trúfula Perdida é uma obra do conhecido, Dr. Seuss, autor de contos infantis, como “Como Grinch roubou o Natal”, “O Gato da Cartola” (também adaptado ao cinema no clássico filme O Gato) , dentre outros. Suas obras são conhecidas por chamarem a atenção para moral e por serem bem coloridas.


Sinopse do Filme: O filme se passa na cidade de Thneedville, onde não existem árvores de verdade e onde tudo é de plástico e artificial, pois tudo que é natural foi destruído. Até mesmo o ar que respiram é artificial. Este ar, assim como as árvores de plástico e os alimentos são todos vendidos pela empresa O’hare.


Apesar do nome do filmes ser Lorax, este não é o personagem principal, mas sim Ted um jovem garoto residente de Thneedville que é apaixonado por outra moradora da cidade (Audrey). O sonho de Audrey é ter uma árvore de verdade. E para realizar o sonho dela Ted infringe as leis de não ultrapassar os muros cidade. Ted busca um homem chamado Umavez-ildo que, segundo as histórias de sua avó, saberia lhe dizer o que aconteceu com todas as árvores.


Ao sair da cidade Ted se depara com o ambiente de verdade (triste, destruído e devastado), onde não há uma árvore, apenas cinzas, um cheiro podre e o ar irrespirável.


Ao encontrar Umavez-ildo em sua casa, Ted pede para que ele diga onde pode encontrar uma árvores de verdade. Então, Umavez-ildo diz que só poderá dizer depois que contar a história. Na história, ele diz que há muito tempo atrás era um jovem ambicioso procurando inspiração para sua obra-prima.


Então, ele encontra um lugar repleto de trúfulas coloridas (espécie de árvore parecida com algodão-doce) e animais alegres .


Sem pensar nas consequências, ele então começa a utilizar as trúfulas de maneira exagerada como material para sua criação.


Ao derrubar a primeira trúfula Umavez-ildo libera uma criatura mágica, o guardião da floresta chamado o Lorax. O Lorax é uma criatura laranja decidida a proteger a floresta da ganância do homem.


Ao aparecer o Lorax convence Umavez-ildo a não derrubar mais árvores. No entanto, em uma ida a uma cidade, Umavez-ildo consegue lucrar vendendo sua obra-prima e fica cego de ambição, esquecendo-se da promessa feita a Lorax e derrubando todas as árvores existentes.


Os animais que viviam ali logo foram embora, pois tudo deles foi destruídos, e Umavez-ildo fica sozinho em um ambiente devastado porque já não tinha mais matéria-prima para fazer sua obra. Até seus amigos e família se foram, pois eles só queriam estar com ele por interesse em seu dinheiro.


Após contar a história, Uma vez-ildo entrega a Ted a última semente de trúfula, e lhe dá a missão de plantá-la em Thneedville, em um lugar que todos pudessem ver e relembrar-se da importância da natureza para suas vidas.


O Lorax é um filme super fácil compreensão, além de ter um cenário bem colorido e atrativo para as crianças. Este filme não atrai apenas as crianças, adultos também através da moral da história, que falando sobre a importância das plantas e da natureza não só para os animais como para nós seres humanos. Lembrando sempre que a exploração da natureza não é infinita e a ganância do homem pode causar total destruição.


Além disso, a industrialização pode causar desmatamento e poluição, causando inclusive doenças respiratórias graves.


O filmes também traz uma crítica pesada ao consumismo e como não sabemos o que consumimos, quando mostra a venda de “ar puro” para gerar lucros às custas de nossa saúde e bem-estar.


Ao assistir o Lorax nossas crianças podem ter a capacidade de refletir acerca da industrialização desenfreada, bem como a destruição da natureza e suas consequências.


Trailler




Rio



Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-146550/

Direção: Carlos Saldanha

Duração: 96 min

Ano:2011


Rio é uma animação do brasileiro Carlos Saldanha, responsável pela trilogia A Era do Gelo (Ice Age, 2002) e Robôs (Robots, 2005). Este filmes traz uma visão muito legal sobre o nosso Brasil, apensar de serem mostrados aspectos positivos e negativos do nosso país, especialmente do Rio de Janeiro.


Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul brasileira, que foi capturada e levada quando filhote para um lugar frio e longínquo divertidamente identificado como “não é o Rio”. Ele é então criado por Linda (Leslie Mann), uma nerd americana dona de livraria, um tanto super protetora, mas com bom coração (e nenhum talento para sambar).


Tudo muda quando Tulio (Santoro) convence Linda a levar Blu para o Rio de Janeiro, com o objetivo de procriar e salvar sua espécie. A história se desenvolve numa espécie de road movie, onde Blu vai lidar com suas duas grandes inabilidades: socializar e voar.



O que pode ser observado neste filme além da imensa e belíssima riqueza da fauna brasileira é a questão do trafico de animais.


Infelizmente, o tráfico de animais silvestres é uma prática recorrente em nosso país. Apesar de ser considerado crime pela Lei de Crimes Ambientais, Nº 9.605/98. Esta prática e vem contribuindo para a extinção de muitas espécies da nossa biodiversidade.


Outra temática que pode ser abordada é aspectos da biologia das aves, tais como ciclo de vida e reprodução, bem como hábito e habitat que podem ser facilmente vistos no filme.


Trabalhar essa temática é muito importante para o processo de conscientização dos alunos sobre os prejuízos dessa ação, além de os colocarem como participantes ativos no combate ao tráfico de animais silvestres.


Trailler




Agora que você já sabe um pouco mais sobre como pode verificar a Biologia nestes filmes, aproveite para observar melhor assistindo com seu filho e converse para que ele observe este aspectos.


Haaa e não esqueça a pipoca,


Esperamos que tenham gostado



Equipe GoClass