Abril Azul - Mês de Conscientização do Autismo


Fonte: http://www.portaldarmc.com.br/noticias-da-regiao/2018/04/abril-azul-2018-campinas-integra-acoes-para-campanha-de-conscientizacao-do-autismo/

Olá,


Chegamos ao mês de Abril e com ele uma nova campanha. Desta vez, vamos falar do Abril Azul que faz referencia ao Dia Mundial da Conscientização Autismo ou simplesmente Dia Mundial do Autismo ocorrido anualmente no dia 02 de Abril.


A data tem como objetivo promover conscientização a população mundial sobre o Autismo,


O Autismo é um transtorno que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.


A criação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o objetivo de dar foco a esta doença e divulgar não só para a sociedade, mas também, para alerta governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e dar esclarecimentos sobre este transtorno.


O que é o Autismo?


O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista”, ou simplesmente TEA.


Os sintomas do autismo vão depender muito de qual grau de autismo a pessoa tem. Além disso, o autismo é único para cada pessoa e por isso os sintomas podem ser dos mais variados possíveis. No entanto, os sintomas mais comuns são diversas fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e dificuldades de se relacionar com outras pessoas, especialmente olhando nos olhos.


Conforme dissemos anteriormente o autismo causa desordens no cérebro. Estas desordens são chamadas de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD).