A importância de uma rotina de estudos + Dicas


Fonte: https://www.freepik.com/free-vector/modern-planning-schedule-concept_3150815.htm

Olá,


Hoje vamos falar um pouco sobre como criar um rotina de estudos para seu filho.


Estudar em casa sozinho não é uma tarefa fácil, pois boa parte dos alunos não curtem muito esta tarefa.


O que acontece é que na adolescência o jovem está descobrindo o mundo e não quer perder tempo com coisas que não são vistas como prioridades, buscam a diversão, o prazer e depois aquilo que exige maior responsabilidade.


E se esta for feita de maneira aleatório pode ser difícil e pouco produtivo, por isso, é importante criar uma rotina.


Uma vez criado o hábito, as coisas ficarão mais fáceis.


Também é importante lembrar que é preciso e mais fácil estudar um pouco todos os dias do que estudar muito em poucos dias. Esta rotina deixa menos árdua a missão de estudar.


Benefícios da rotina de estudos


Se conhecendo melhor


A medida que o alunos começa a estudar e tem uma rotina estabelecida fica mais fácil saber quais as matérias e conteúdos tem mais afinidade e desta forma o aluno perceberá onde precisa de mais dedicação. Desta forma, o estudo será mais eficiente e produtivo.


Existem inúmeras técnicas para atingir maior concentração e consequentemente aumentar a eficiência do estudo, por exemplo. No entanto, uma das mais conhecidas é a técnica de Pomodoro que consiste basicamente em estudar durante período de 45 e 60 minutos e dar intervalos de 15 minutos. Esta técnica faz com que o cérebro descanse e volte a se concentrar. Mas, isso é flexível, cada um deve se esforçar de acordo com seu perfil.


Desta forma, o estudo será eficiente e produtivo. Além disso, logo que a rotina estiver estabelecida ele aplicará a técnica que mais de adequa a ele rapidamente.


Treinando o cérebro


Nosso cérebro funciona de forma que faz associações. Por exemplo, ao sentir um cheiro agradável de comida, logo sentimos aquela "fome", mesmo sem as vezes de fato estar. Mas isso funciona para tudo. o nosso cérebro é capaz de associar tudo (local, horários, sensações). Desta forma, quando montamos uma rotina de estudos com local e horários bem definidos, nosso cérebro já começa a fazer associações e isso facilita a concentração.


Estudar de ultima hora é cientificamente comprovado que não é eficiente. Isso porque nosso cérebro precisa de repetição para formar memórias de longo prazo. E isso só vai acontecer se houver um rotina de estudos e por isso é preciso estudar se tornar um hábito regular. A prática leva ao aperfeiçoamento e ao sucesso não apenas nos esportes, mas também nos estudos.


Dicas de como organizar a rotina de estudos


O lugar ideal


Além de ser necessário uma programação de tempo, o lugar também é super importante ter um local específico para estudar. Desta forma, o cérebro já ao visualizar o local entende que aquele é um local de concentração.


Então, é importante ter um ambiente claro, com cadeira confortável de modo que este seja um lugar agradável.


Além disso, deixe tudo a mão, lápis, caneta, borracha e os livros e cadernos de que irá precisar. Desta forma, você não precisará se distrair ou parar para buscar o que precisa.


Deixe também água e um lanche leve próximo.Quando menos distração e movimentação maior a concentração.


Organização


Para se organizar em relação a rotina de estudos é super importante que o estudante saiba bem os seus horários para que consiga estipular quanto tempo disponível ele tem diariamente para se dedicar aos estudos.


Desta forma, o estudante poderá ver os conteúdos e atividades designados para a semana, estabelecendo as prioridades.


Mas como saber o que é prioridade?


Simples, basta saber o que o aluno tem mais dificuldade e manter-se atualizado em relação as atividades e conteúdos, para isso é só fazer uso da agenda.


Quando as pendências são resolvidas fica mais fácil a rotina de estudos, principalmente porque a maioria dos conteúdos se relacionam uns com os outros e assim, os conteúdos não viram aquela bola de neve.


Complemento


Usar e abusar de atividades complementares nos momentos em que não tiver tanto assunto e atividades para fazer. Essa complementação vai te ajudar a ficar melhor os conteúdos e o aprendizado será mais eficiente.


É possível estudar com a internet também, hoje existem inúmeras aulas disponíveis no Youtube. Vamos utilizar a tecnologia a nosso favor.


Melhor metodologia


Não existe uma melhor metodologia para se estudar. O interessante é que cada aluno encontre a forma que melhor se adequa e que seja mais eficiente. Alguns consegue aprender apenas com leitura, outros preferem resumos. Tem também os que gostam mais dos mapas mentais e dos tópicos. No entanto é preciso entender o que melhor funciona para você.


Cronograma


Ao final de cada semana você pode montar um planejamento de estudo com a os conteúdos e atividades com um cronograma com os horários e metas que precisam ser alcançadas durante a semana.

Metas


As metas são super importantes. No cronograma é legal que sejam colocadas metas que sejam possíveis ser alcançadas. e ao final da semana reconheça os méritos dos objetivos alcançados e é legal um bonificação (não apenas com coisas materiais, mas com passeios e momentos legais).


Redação


Embora muitos alunos não se preocupem com a produção de redações de extrema importância se policiar para produzir pelo menos um texto por semana. Esta prática ajudará o aluno não só em português mas em todas as disciplinas. A forma de se expressar com as palavras escritas não é uma atarefa fácil.


Haaa mas vale lembrar que para escrever bem é importante ter a prática da leitura também. Tire um momento do seu dia e estabeleça o número de páginas de um livro que você irá ler!


Então é isso.


Esperamos que você tenha gostado e que o nosso Post tenha ajudado na sua organização escolar.


Haaa e se precisar de uma forcinha para se planejar e ter uma rotina de estudos... não se esqueça que a GoClass oferece todos esses serviços!





Equipe GoClass