8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/woman-showing-power-gesture_1977090.htm

Olá,


Hoje, dia 08 de Março comemoramos um dia muito especial: O Dia Internacional da mulher.


E para isso trouxemos um post pra lá de especial, mostrando a história e a importância desta data tão especial.


Este dia é mascado por comemorações de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo de muitos anos, sendo comemorado não só no Brasil mas no mundo inteiro, inclusive reconhecido e adotado pela Organização das Nações Unidas.


Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?


É histórico que há alguns anos atrás as mulheres não eram reconhecidas e nem valorizadas. No entanto, ao longo do tempo as mulheres foram adquirindo seu espaço através muito esforço e luta por melhores condições de vida e trabalho, bem como igualdade de direitos.


As manifestações das mulheres começaram por questões trabalhistas contra as longas jornadas de trabalho e os baixos salários que recebiam. No entanto, não era só por isso que lutavam. Elas estavam em busca de melhores condições de vida, além do direito ao voto.


Este movimento de luta por maiores direitos começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.


Ao fazer uma linha do tempo, os movimentos que surgiram no mundo começaram com uma grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.


Neste dia, cerca de 15 mil mulheres invadiram as ruas da cidade por melhores condições de trabalho. Para se ter ideias, as mulheres eram submetidas a mais de 15 horas, durante seis dias por semana e as vezes até aos domingos. Este episódio foi um marco da luta por igualdade para as mulheres.


Na Europa, ao mesmo tempo, também começava os movimentos das mulheres em busca de melhores condições de trabalho. Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas e a partir de então se iniciavam várias manifestações.


No entanto, no Brasil, é muito comum relacionar a data a um incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company , quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus). As mulheres desta fábrica eram engajadas nas manifestações e passeatas que ocorriam em Nova York.


E como surgiu a comemoração em 08 de Março?


Há bastante controvérsias em relação a origem da data que foi escolhida para comemoração do dia Internacional da Mulher. No entanto, sabe-se que ela tem explicações históricas.


O dia Internacional da Mulher surgiu como movimento trabalhista. Esta data foi escolhida devido as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho no período da Primeira Guerra Mundial , no ano de 1917. A manifestação foi tão grande que chegou a reunir mais de 90 mil mulheres. Este movimento ficou conhecido como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março. No entanto, só 1921 que esta data foi oficializada.


No entanto, as lutas continuaram no pós guerra e durante a Revolução Industrial, pois as indústrias usavam mão-de-obra feminina, e graças às condições insalubres de trabalho, tornaram os protestos frequentes.


Depois disso, apenas nos anos 60 os protestos voltaram a acontecer graças ao movimento feminista.


E foi então, que em 1975, a Organização das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional da Mulher.


Desde então, a data é comemorada não só como uma data comemorativa, mas como um marco para igualdade de gêneros em todo o mundo.


Comemoração pelo mundo


Apesar de hoje o Dia Internacional da Mulher ser bastante comercial atualmente, com entrega de flores, chocolates e mimos, a data é muito mais que isso. É o símbolo das conquistas que as mulheres tiverem na igualdade de condições durante muitos anos.

Apesar de sabermos que as mulheres ainda tem muito o que conquistar na busca da igualdade de direitos, houve bastante avanço.


Em muitos países são até considerado feriado Nacional, como na Rússia, por exemplo.

Na China, é comum algumas empresas darem metade do dia de folga para as mulheres no 8 de Março, como recomendado pelo próprio governo.


Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

No Brasil, a data também é "comemorada" com protestos em todas as principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.


No nosso país ainda temos muita luta e muito o que conquistar. O histórico das mulheres é marcado submissão, preconceito, desvalorização e desrespeito, bem como pela violência.

Então é importante destacarmos uma grande vitória alcançada contra a violência contra a mulher: A Lei Maria da Penha.


A Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha é uma homenagem à farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos.


A lei é considerada um marco na história de luta das mulheres brasileiras contra a violência doméstica.


A luta é prol das mulheres, deve ser diária e não apenas as mulheres devem fazer parte deste movimento, os homens também devem se engajar e compartilhar das mesmas ideias para que tenhamos igualdade de direitos e consigamos viver em uma sociedade mais justa.


Por tudo isso e pela importância desta data dedicamos este cordel de Bráulio Bessa a todas as mulheres:


Mulher tu não és igual tu não és regra, ou padrão não existe manual modelo nem perfeição tu és o que quiser ser mesmo com tanta opressão tu és forte, tu és brava uma força que não some um amor valente e doce um sentimento sem nome.


A luta é grande e o que vivemos hoje é apenas um pequeno passo rumo a um mundo igual para todos.


A GoClass reconhece o valor e o poder que todas as mulheres têm e por isso parabeniza a todas pelo seu dia.





Equipe GoClass


©2018 by GoClass.