7 ATIVIDADES PARA FAZER COM SEU FILHO E SEUS AMIGOS


7 ATIVIDADES PARA FAZER COM SEU FILHO E SEUS AMIGOS

Todos nós possuímos um vínculo com uma pessoa que intitulamos de amigo de infância. Esse amigo é primordial em nossas vidas, é ele que está conosco ao longo do tempo, inclusive nas memórias mais doces e divertidas da infância. Neste texto, trouxemos dicas e sugestões de atividades para você estar realizando com os seus filhos e os amigos deles.

O mês de julho se aproxima e com ele vem uma data que sempre é lembrada por nós, o dia do amigo. Datada no dia 20, é motivo para as escolas criarem atividades diferenciadas para os alunos com o intuito de aprimorar ainda mais esse laço afetuoso. É na escola que as crianças começam a ter contato com quem possuem mais afinidade e com o tempo cria - se uma amizade que pode ser estendida ao longo do tempo.

O dia do amigo tem origem em Buenos Aires, no ano de 1969, como forma de homenagear o primeiro homem a pisar na lua. Febraro aproveitou tal acontecimento e enviou cerca de quatro mil cartas em vários países oficializando a data.

Rapidamente a data foi sendo adotada em outros países até chegar ao alcance mundial. No Brasil, o dia do amigo é comemorado em mais duas datas diferentes. Além do dia 20 de julho, é comemorado no dia 18 de abril, sendo conhecido como o dia nacional do amigo; já no dia 30 de julho foi instituído como dia do amigo pela ONU e o Brasil participou deste acordo.


IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS

A infância é o período em que são descobertos os primeiros laços de amizade, trazendo consigo a partilha de alegrias, tristezas, solidariedade, companheirismo, cooperação e lealdade. Através de um amigo a criança começa a desenvolver a questão de respeito ao próximo, respeitando o limite e as diferenças que o outro possui.

A amizade tem grande significância para a vida da criança pois é um dos pilares que irá estrutura-lo. Os amigos mostram uma outra forma de amor e provam que é possível ser amado por outra pessoa, além dos familiares. Esse sentimento de amabilidade traz segurança.

A falta de amigos pode causar uma falha na infância da criança, causando futuramente transtornos emocionais e mentais, com propensão a comportamento criminoso, agressivo e depressivo durante sua juventude e se não tratado pode vir a ser prolongado para a vida adulta.

Possuir amigos por perto de seus filhos também traz outros benefícios como:

· Melhora no desenvolvimento emocional e social;

· Habilidades para o estímulo de interações;

· Capacidade de lidar com conflitos interpessoais;

· Melhora na comunicação e expressão de suas vontades e expectativas;

· Aumenta a criatividade;

· Ensina a dividir.

Vale ressaltar que também é importante que seu filho receba os amigos em casa e vice-versa, será um momento de entrosamento entre os amigos dele com você e sua família, transformando em uma segunda casa, onde eles saibam que existem outras pessoas que cuidarão tão bem deles como se fossem outros filhos. Essa atividade age como um evento esperado pelas crianças e vira momento de grande expectativa, emoção e entusiasmo.


IDEIAS PARA FAZER COM SEU FILHO E SEUS AMIGOS

A seguir, listamos algumas sugestões para aumentar o entrosamento entre você e as crianças aumentando ainda mais o vínculo afetivo. Será um tempo de qualidade de muito valor para o seu filho pois ele estará rodeado de pessoas que ama e fazendo coisas divertidas. Confira:


1 - Sessão pipoca

Convido os amigos do seu filho para uma sessão cinema em sua casa. Escolha os filmes que mais agradam as crianças e deixe o ambiente confortável, além do sofá, utilize colchões e almofadas. Para acompanhar esse clima, prepare um cardápio com comidas práticas como pipoca, pão de queijo, sorvete, salgadinho, sucos e água.


2- Tarde de jogos

Reúna as crianças para fazer uma tarde de jogos de tabuleiro. Para ficar ainda mais descontraído, sugerimos realizar a atividade na área externa da casa. Será um momento de grande diversão e risadas.

3 - Acampamento em casa

Que tal proporcionar uma experiência de uma noite no camping sem sair de casa? Pois bem, uma sugestão é montar as barracas de acampamento no quintal ou na sala. Aproveite a dica para sair da rotina, prepare um lanche diferente para ser consumido em frente a barraca, programe histórias e parem para observar o céu a noite.


4 - Dia da pizza

Essa atividade pode ser realizada durante a tarde ou a noite. Prepare pizzas em casa, pode ser com massas já compradas prontas, deixe os ingredientes a disposição das crianças para que cada um monte uma pizza personalizada. Serão horas de diversão garantidas, além de ser um programa muito saboroso. As crianças vão adorar sentir-se pizzaiolos por um dia.


5 - Trilhas

Uma excelente opção para as crianças terem contato com a natureza é a realização de trilhas. Escolha uma que você já conheça e de nível fácil. Ao final da trilha proporcione um piquenique com lanches naturais, frutas e água. A princípio pode parecer um pouco intimidador para eles mas garanto que eles vão amar ter essa experiência de aventura. Com certeza será origem de histórias que vão se recordar para o resto da vida.


6 - Guerra de balões d’água

Essa brincadeira é para lá de divertida e uma excelente opção para os dias quentes. Basta encher as bexigas com água e começar a diversão.


7- Andar de patins, bicicleta ou skate

Tire uma tarde para a prática de esportes, além de trazer benefícios para saúde, as crianças gastam mais energia, além de ser um incentivo a mais para a realização de exercícios, afinal com os amigos tudo fica melhor. Leve-os em um lugar seguro da sua cidade para a prática, pode ser parques, ciclovias, pistas próprias para skate e patins, entre outros.

©2018 by GoClass.