10 dicas para Interpretação de Texto


Seu filho tem dificuldades na interpretação de texto? Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/qualidade-de-vida/leitura-e-o-desenvolvimento-humano/

Uma das grandes dificuldades que nossos estudantes possuem, é compreender e interpretar aquilo que estão lendo. E isso afeta significativamente não apenas o desenvolvimento na disciplina de Português, mas de qualquer conteúdo de qualquer disciplina.


Por isso, a GoClass preparou 10 dicas para você ajudar seu filho neste processo.


Antes de mais nada precisamos compreender como se dá o processo de compreensão de um texto


Então vamos lá!


Mas como se dá o processo de interpretação de um texto?


Para que sejamos capazes de compreender bem um texto, passamos por 3 processos. São eles:


Pré-Compreensão: que se refere a tudo que o leitor sabe sobre um tema antes de ler, ou seja todo o conhecimento prévio que o leitor possui antes de ler o texto. Por exemplo, que se você pegar um texto do 3º ano, estando ainda no 1º ano, vai encontrar dificuldades para entender o assunto, porque você não tem conhecimentos prévios que possam embasar a leitura. Por isso, quanto mais você lê, mais conhecimento sobre mais coisas terá.


Compreensão: a partir da pré-compreensão, o leitor identifica as novas informações ou as que já sabia. Sendo assim, a informação nova se une a informação antiga e o assim o leitor é capaz de compreender o texto.


Interpretação: A interpretação é o ponto final e o ponto chave da leitura de um texto. Quando o leitor interage com texto e é capaz de responder ao texto, isto é interpretação. Sendo assim, o leitor é capaz de se abrir, crescer e ampliar-se para novos sentidos.