10 dicas do que levar em consideração na hora de escolher uma escola


Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/homem-duvida-sobre-a-direcao_894410.htm

Olá,


O Post de hoje é para ajudar os pais e responsáveis que ainda estão em dúvida de qual escola escolher.


Esta escolha envolve uma sucessão de detalhes que vão fazer todo a diferença nesta decisão.


Neste momento, se você ainda não escolheu uma escola para seu filho, nós das GoClass preparamos um post bem legal para te ajudar nesta difícil decisão. Trouxemos hoje 10 dicas (e uma extra) que vão fazer toda a diferença na hora da sua escolha.


1. Horário


Uma das coisas mais importantes na hora de escolher a escola, sem dúvidas é o tempo (meio período, semi-integral, integral ou flexível) que seu filho vai ficar na escola.


Essa escolha deve ser baseada na idade da criança. Sendo assim, essa duração vai se complementar à rotina de casa, além de se adequar aos tempos de trabalho dos pais, por exemplo.


Outro fator para a escolha do horário também é um relação autonomia do seu filho (se ainda usa fraldas, se já se alimenta sozinho, ou ainda se sabe se comunicar bem e se ainda tira uma soneca durante o dia).


É importante observar se um horário integral não vai sobrecarregar a rotina do seu filho!



2. A escola pratica o que prega?


Devemos ficar atentos, não só nas redes sociais, sites e visitas aos espaços mas, é importante compartilhar experiências com outros pais e procurar saber como é a rotina e metodologia que a escola aplica.


Será que ela se adéqua ao seu filho? Será que seu filho é capaz de se adequar a ela?


Este é um ponto super importante. Inclusive temos um Post falando sobre qual linha pedagógica combina mais com seu filho.


Confere lá: https://www.goclassbrasil.com/blog/como-identificar-a-melhor-proposta-pedag%C3%B3gica-para-seu-filho



3. Será que cabe no meu orçamento?


Sabemos que existem escolas de todos os preços, das que custam baratinho as que custam uma mini fortuna. É importante salientar que nem sempre a escola mais cara será a melhor para seu filho.


Cabe aos pais ter a destreza de perceber a que melhor se adéqua a seu filho, mas a que também cabe no bolso para que você não tenha problemas financeiros futuros.


Outro importante dica é solicitar a lista de material exigido pela escola. Existem escolas que abusam um pouco nas solicitações e este pode ser um gasto que você não espera. Por isso, fique atento!



4. Localização


O ideal é que a escola escolhida gire em torno da rotina dos responsáveis. Por exemplo, próximo de casa ou próximo de onde os pais trabalham. Isso economiza tempo e trabalho caso seu filho ainda não vá sozinho para a escola. E caso ele vá só ele economiza tempo na ida e na volta se for perto de casa. Tempo que ele pode descansar ou até mesmo se dedicar aos estudos.


Longos percursos costumam ser cansativos. Então poupe seu filho porque cansaço não combina com aprender!

5. Linha pedagógica da escola


Compreender a linha pedagógica que a escola segue não é tão simples mas, é preciso saber como você quer educar seu filho e se a proposta segue a mesma linha que você acredita.


Além disso, não adiante querer impor uma metodologia que seu filho não acompanha. É preciso compreender também o perfil do aluno.


Caso você não saiba que linha pedagógica escolher temos um Post falando sobre isso.


Confere lá: https://www.goclassbrasil.com/blog/tipos-de-linhas-pedag%C3%B3gicas-das-escolas



6. Estrutura


Observar a estrutura da escola é super importante.


Se a escola é grande ou pequena não importa muito, mas peça para ver a sala que seu filho irá estudar, observe se é quente, se tem ventilação, se o ambiente é agradável, pois isso interfere demais no aprendizado.


Observe também a presença de muitos andares e escadas, pois isso pode representar um risco, ainda mais se seu filho ainda for pequeno. O espaço externo também deve ser observado, por exemplo, a quadra e os parques, se eles apresentam algum tipo de risco para a segurança do seu filho.


Aproveite para observar a limpeza do local também. Este é um fator que pode impactar diretamente na higiene do seu filho!



7. Material disponível


Os livros e materiais didáticos que são utilizados na escola também podem dizer muito a respeito de como a escola trabalha. Então, peça a lista de materiais antes mesmo de efetuar a matrícula.


Além disso, observe se as salas são equipadas com equipamento multimídia ou se a escola a escola tem espaço reservado para essas atividades.


Procure saber também sobre aulas de laboratório e experimentais. Estas atividades costumam facilitar o aprendizado dos alunos.



8. Segurança


Os pais devem observar se a estrutura física da escola apresenta algum risco. Além disso, solicite saber como são os procedimentos em caso de acidente, ou caso fique doente.


Não hesite em fazer estes questionamentos. Lembre-se q você precisa confiar na escola que seu filho vai frequentar, pois ele passará boa parte do dia lá!



9. Qualificação da equipe


Este não é um tópico tão simples. Mas, não hesite em perguntar qual o requisito que os professores devem ter para serem contratados e até mesmo pergunte quanto ganham, pois se os professores forem bem remunerados com certeza trabalharão mais satisfeitos e isso irá impactar diretamente na aprendizagem do seu filho.


Outro ponto a ser perguntado é se a escola investe na formação continuada dos professore. Caso invista esta é uma ótima oportunidade para os professores se manterem atualizados.


10. Adaptação


A entradas na escola, mudança de escola, ou mudança de ensino infantil para ensino fundamental e do ensino fundamental para o ensino médio são quase sempre delicadas para a maioria dos alunos.


Então, é importante saber como a escola lida com essas fases e introduções nos alunos se existe algum período para que o aluno se adapte, especialmente se ele for pequeno.



Dica extra: Reconhecendo o Terreno


Por ultimo tem a dica mais importante. É essencial que seu filho também participe da escolha, levar os pequenos nas escolas que lhe agradaram. É muito importante.


Existe um feeling que só o aluno tem com o ambiente escolar, as vezes a sua melhor opção nem sempre será onde ele se sentirá mais acolhido.


Claro que essa pode ser a ultima fase da sua pesquisa, e as alternativas que mais lhe agradaram. Vale a pena levar a criança.


Com os maiores o dialogo sempre funciona. A escolha do seu filho as vezes, está diretamente ligada aos amigos da vizinhança ou do seu ciclo social, mas nem sempre essa escola pode ser a melhor para o desenvolvimento do seu pequeno.


Por isso, a visita juntamente ao dialogo faz total diferença na adaptação e no desenvolvimento escolar do seu filho.

Haaa e lembre-se que você precisa confiar na sua escolha, pois não existe a escola perfeita! Existe a escola que melhor vai atender as necessidades do seu filho! Por isso, não se desespere! Siga nossas dicas que dará certo.


Esperamos que tenham gostado do post e que tenham ajudado na missão de escolher a escola do seu filho!



Equipe GoClass